Jaguar C 1951 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1285ª – Jaguar C 1951 Campeão 24 Horas de Le Mans 100 Anos de Desporto Automóvel Planeta De Agostini Altaya
433ª – Jaguar C construção própria
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/jaguar-c-um-olhar-sobre-as-minhas-1354449
Em 1951, a Jaguar venceu as 24 Horas de Le Mans, na sua estreia em Le Mans com o Nº 20 e pilotado por Peter Walker e Peter Whitehead, venceram com 10voltas de avanço, enquanto os outros dois C se retiraram devido à perda de pressão do óleo
Modelo real
Sir William Lyons e William Wamsley dois jovens aristocratas que gostavam de motas findaram em 1922 a Swallow Side Car Company mais conhecida por SS em Blackpool em Inglaterra especializando-se em sidecars e em 1926 alteram o nome para Swollow Coachbuilding Corporation e lançarem-se na modificação dos Austin Seven.
Em 1935 Lyons ficou a frente da empresa para apresentarem o modelo desportivo mais notável SS90 e em seguida o SS10 e vencer a prova de Vila real em 1936.
A paragem durante a Guerra levou a apresentarem em 1948 no Earls Court Motor o Jaguar 120 Roadster que conseguia velocidades de 150Km/h.
O modelo demostrou ser o ideal para a competição e um modelo desenhado por Bill Heynes surgiu como desenvolvimento dos XK 120 das quais recebeu o motor e a caixa de velocidades e sistema de suspensão à frente. O chassis e a carroçaria integral de alumínio foram obra de Malcom Sayer.
A evolução do Jaguar Xk120 C Competição recebeu a denominação Tipo C e estreou-se em Le Mans em 1951, com três carros presentes, na linha de partida
Quem os viu e ouviu disse que era um trovão nas rectas.
Peter Walker e Peter Whitehead obteve a primeira vitória da Jaguar em Le Mans com uma média de 169,345 km/h percorrendo o circuito de 13.626 metros em 4 minutos, 46 segundos e 8 milésimos. Atingia os 231 km/h de máxima e os primeiros 400 metros em 15 segundos enquanto os rivais não passavam de 220 km/h.
Biondetti/ Johnson e Moss e Fairman não chegaram ao final da prova.
Dois anos mais tarde o Jaguar C voltou a vencer.
A Jaguar Classic Works, em Coventry, Inglaterra, fez oito réplicas, em 2021, para celebrar os 70 anos da vitória em Le Mans.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, Planeta de Agostini, Altaya
Série 100 Anos de Desporto Automóvel
Referencia nº 8 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de plástico preto, sob cartão e envolto em blister transparente para exposição
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault 25 - Um olhar sob...
. MV Augusta 500cc 1967 - U...
. Volkswagen Táxis do Mundo...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. 182º Encontro de Clássico...
. Ceia do 1º de Dezembro 20...
. Derbi 125 Twin 1971 Angel...
. Austin FX4- Londres 1965 ...
. 181º Encontro de Clássico...
. Triumph Spitfire 1962 - U...
. Honda RSR 125 - Um olhar ...
. Peugeot 206 WRC 2000 - Um...
. Alpine Renault Berlinette...
. Yamaha YZR M1Max Biaggi 2...
. Lancia Stratos 1977 Rally...
. 181º Encontro de Clássico...
. Mercedes-Benz 180D Táxi L...
. Ducati 998R 2002 Pierfran...
. Yamaha TZ 250 1984 Cristi...
. 181º Encontro de Clássico...
. Renault Dauphini - Um olh...
. Gilera 125 2001 Manuel Po...
. Pedro Lamy Chrysler Viper...
. Honda NSR 500 1987 Wayne ...
. Circuito Internacional de...
. Porsche 962 Racing 1986 -...
. Renault 4 CV - Um olhar s...
. Honda NSR 500 1999 Alex C...
. Série 100 Anos de Desport...
. Wartburg A 311 coupé 1958...
. Ferrari F1 – 2000 - Um ol...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...
. Jean Alesi Tyrrel 019 199...
. Lamborghini Diablo - Um o...
. Loris Capirossi - Um olha...