International GT Open SPA
O International GT Open visita o Circuito de SPA na Bélgica, para a terceira e quarta corridas da época. Depois do arranque em falso no Estoril, o traçado das Ardenas é o palco ideal para tentarmos um bom resultado para a Teo Martín Motorsport.
SPA é um dos meus circuitos favoritos, com uma beleza fora do comum devido ao próprio enquadramento natural. É uma pista muito rápida com zonas de alta velocidade, mas com partes muito técnicas e complicadas de abordar. Tenho participado regularmente em corridas em SPA desde 2003 e com vários pódios e vitórias, a ultima das quais no ano passado. Na primeira corrida do ano, tivemos um BMW M6 muito difícil de conduzir mesmo com pneus novos. Sabemos que este é um projeto novo, e é normal acontecerem percalços técnicos dado a juventude do projeto BMW M6. Fizemos alguns testes neste interregno, mas pouco conclusivos ou melhor, sem grandes resultados. Estou convencido que só após a prova Belga teremos hipóteses de melhorar significativamente pelo que ainda predisposto a lutar por um bom resultado, temos noção das dificuldades que ainda sentimos a nível de transmissão, controle de tração e a entrega brusca de potência que este motor disponibiliza.
O Circuito de Spa-Francorchamps recebe habitualmente o Grande Prémio da Bélgica de Formula 1 e as 24 horas de Spa, sendo considerada uma das mais exigentes pistas do Mundo, em parte devido ao seu traçado que aproveita o relevo natural e é extremamente rápida. Desde os longínquos anos 20, que o Circuito de SPA faz parte do imaginário de aficionados, de centenas de histórias desses fabulosos tempos, de gloriosos pilotos e automóveis de corrida.
Concebido pelos aristocratas de Liège, no triângulo mágico entre Francorchamps, Malmédy e Stavelot, o circuito atravessa o fantástico cenário das Ardenas, sendo esta uma das suas fortes imagens de marca. Em 1939 a imaginação deu origem a uma secção única “Raidillon - Eau Rouge” que é um Must para qualquer piloto e único em termos de circuitos de todo o Mundo. SPA tem-se mantido perfeitamente atualizado em termos das exigências de segurança da FIA, estando homologado para as mais prestigiantes provas como a Fórmula 1 ou o Mundial de Resistência.
No programa do evento para além das corridas do GT Open, Do programa também fazem parte corridas do Euro Formula Open, Formula 3.5 V8 o novo TCR Benelux Serias e o Radical European Masters. Como habitualmente, o International GT Open tem cobertura televisiva na: Motors TV (pan-European) e SportTV entre outras, para além da habitual live streaming TV no site www.miguelramossport.com
Horário Previsto “C.E.T. (-1 em Portugal)
Sábado, 21 de maio
10:10 – 10:40 GT Open Qualifying 1
12:15 – Radical European Masters Championship Race 1 (50’) MotorsTV Live
13:35 – Formula V8 3.5 Race 1 (40’ + 1 lap) MotorsTV Live
14:40 – Euroformula Open Race 1 (13 laps máx 35’) MotorsTV Live
15:35 – International GT Open Race 1 (70’) MotorsTV Live / SportTV3 Live
17:05 – Radical European Masters Championship Race 2 (50’)
Domingo, 22 de maio
10:20 – 10:50 GT Open Qualifying 2
11:15 – TCR Benelux Race 1 & 2 (20’ + 5’ + 20’)
12:20 – Radical European Masters Championship Race 3 (50’) MotorsTV Live
13:30 – Euroformula Open Race 2 (13 laps máx 35’) MotorsTV Live
14:30 – International GT Open Race 2 (60’) MotorsTV Live / SportTV3 Live
16:05 – Formula V8 3.5 Race 1 (40’ + 1 lap) MotorsTV Live
17:10 – TCR Benelux Race 3 & 4 (20’ + 5’ + 20’)
Calendário 2016
Estoril 23-24/04/2016
Spa 21-22/05/2016
Paul Ricard 04-05/06/2016
Silverstone 23-24/07/2016
Red Bull Ring 10-11/09/2016
Monza 01-02/10/2016
Barcelona 05-06/11/2016
Sábado
Conseguimos... Ficamos no 1º lugar na Race 1 em SPA.
Amanha pelas 13:30 estaremos na luta pela Race 2
A primeira corrida do International GT Open em SPA, foi também a nossa primeira vitória do ano.
Nada como uma boa participação em SPA para afastar os fantasmas do Estoril, onde não fomos felizes. A Race 1 foi excelente pois com uma estratégia de boxe perfeita, a corrida correu-nos muito bem. Aproveitamos a presença do safety car em pista para redefinirmos a nossa estratégia e correu na perfeição. Assim que apanhamos bandeira verde, procedemos à troca e o Roldan fez um excelente turno, aguentando muito bem a forte pressão que estar na frente da corrida sempre coloca. A equipa fez um excelente trabalho neste interregno entre o Estoril e SPA e o carro manteve-se muito estável durante toda a corrida.
Na Race 2 deste domingo e com a chuva, tudo foi mais complicado. A partida foi dada com a presença do safety car em pista e assim se desenrolou a primeira metade da corrida sempre em ritmo muito lento. O nosso BMW #1 com o Roldan ao volante estava em segundo e assim se manteve até ser dada a bandeira verde que coincidiu com a abertura da janela para troca de pilotos, fazendo nós essa troca quase de imediato. Quando entrei e sempre com a pista muito molhada, voltaram os problemas de tração sentidos na pré-época e no Estoril, só que com este dilúvio as coisas tornam-se ainda piores. Não sei se foi com a pancada que levei do Lambo do Crestani, na saída da chicane da paragem de autocarro, que o nosso carro piorou ou não. O certo é que procurei grip em toda a largura da pista e não conseguia colocar a potência no chão, ou então quando ela entrava era de tal forma brusca, que o controle de tração atuava tarde e podíamos acabar no muro. A determinada altura e percebendo a dificuldade com que estávamos, entendi que o objetivo passava a ser trazer o carro até ao fim sem danos, pois já bastava à equipa ter perdido um carro ontem.
Race 1
1 Miguel Ramos PT / Roldan Rodriguez ESP BMW M6 GT3
2 Nicky Pastorelli NLD /Joshua Webster GBR Renault RS01 GT3
3 Alexander West GBR / Côme Ledogar FRA McLaren 650 S GT3
Race 2
1 - Nicky Pastorelli NLD /Joshua Webster GBR Renault RS01 GT3
2 - Duncan Tappy GBR / Michael Benham GBR McLaren 650 S GT3
3 - Marco Cioci ITA / Alex Moiseev RUS Ferrari 458 Italia GT3
8 - Miguel Ramos PT / Roldan Rodriguez ESP BMW M6 GT3
Classificação do Campeonato após SPA
1 - Phil Keen / Shaun Balfe 52 pts
2 - Michael Benham / Duncan Tappy 44 pts
3 - Nicky Pastorelli / Joshua Webster 40 pts
4 - Fabrizio Crestani / Thomas Biagi 38 pts
5 - Miguel Ramos / Roldan Rodriguez 27 pts
A próxima prova do GT Open terá lugar a 4 e 5 de Junho em Paul Ricard (França)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Mercedes-Benz 300 S Cabri...
. Jaguar que venceu Daytona...
. Alfa Romeo 2000 GTV Vila ...
. Ayrton Sena da Silva, a l...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. Wolseley Hornet - Um olha...
. McLaren MP4/6 F1 1991 - U...
. Bentley vence o comboio -...
. Citroen 2cv Azlp Malle Bo...
. Delahaye Victoria 1901 - ...
. Bugatti 57 S Atalante Cab...
. Seat 600 - Um olhar sobre...
. Mc Laren Honda MP4/5B - U...
. Decauville Vis á vis 1901...
. Delahaye 135 M 1939 nacio...
. Bugatti 22 “Brescia” de V...
. Mercedes Benz 190 E 2.3 1...
. Volkswagen Open Cabriolet...
. Um “Jacto” de Corrida - U...
. Ferrari Testarossa um bes...
. MGB GT 1965 - Um olhar so...
. Mc Laren Honda - Um olhar...
. Hebmüller Cabriolet - Um ...
. 169º Encontro de Clássico...
. Ferrari de ralis - Um olh...
. Volvo 440 - Um olhar sobr...
. Lotus 107 B Pedro Lamy - ...
. Elizabeth Junek Bugatti T...
. Mc Laren F1 Ayrton Sena d...
. Renault 4 L - Um olhar so...
. Voiturette de Louis Renau...
. Lotus de Pedro Lamy - Um ...
. Bugati T 57 Atalante - Um...
. Ferrari P2 - Um olhar sob...
. Volkswagen KdF Kommandeur...
. Ferrari 348 TB - Um olhar...
. Mercedes Benz SL da Diana...
. 168º Encontro de Clássico...
. Matra Simca Tour de Franc...
. Mercedes Benz - Sauber C1...
. Ferrari GTO Evolution - U...
. Ford Sierra Cosworth Vila...
. Mercedes Benz 220 SE - Um...
. Jaguar SS 100 - Um olhar ...
. Bugatti - 57s Roadster Ca...