Frank Williams em Vila Real 1966
No ano em que a sua filha Claire Williams parece querer renascer a escuderia fundada pelo seu pai Frank Williams.O histórico dirigente lembrou que “A Williams e a Martini partilham uma rica histórica no mundo do automobilismo.
Longe vai o tempo em que o jovem Frank Williams nascido a 16 Abril de 1942 em County Durham, de seu nome Francis Owen Garbertt Williams, filho de um piloto da RAF e de uma professora, decide abandonar os estudos, para trabalhar numa oficina de tractores em Nottingham.
Periodicamente desloca-se até Brands Hatch para admirar as máquinas da sua predilecção, até que em 1961 adquire um Austin A 35 para se iniciar nas lides desportivas. Frank mudou- se para Londres em 1963, mas sem dinheiro para continuar nas corridas, conseguiu um emprego como mecânico de Jonathan Williams na Fórmula Júnior.
Em 1964 compra um Brabham F3, acidentado e entretanto reparado, propriedade de Anthony “Bubles” Horsley e percorrem as pistas europeias.
Durante a temporada de 66, Frank Williams veio a Vila Real, onde nos treinos oficiais efectuou o 6º tempo antes de se despistar com o Brabham BT18 - Ford/Cosworth da Jochen Rindt Racing na curva da Ford.
A sua única vitória viria a acontecer na Suécia, em Agosto de 1966, altura em que abandonou a sua carreira como piloto de automóveis.
No final de 1966, Frank Williams funda a sua primeira equipa de automóveis de corrida, a Frank Williams Racing Cars e inicia-se na venda de automóveis de corrida. Adquire a Ron Tauranac, os Brabham F 3 que prepara e vende, nas suas oficinas de Slough, perto da Lola. Uma breve passagem pela Formula 2 com um Brabham F 2 para Piers Courage e no ano seguinte a equipe adquire e inscreve um Brabham BT 26 e equipa-os com pneus Dunlop para o mesmo piloto correr no GP da Holanda. A época de 1969 é prometedora e termina no 8º lugar do campeonato. Começava assim a fantástica passagem de Frank Williams pela Fórmula 1.
O primeiro Williams de fórmula 1 é o produzido com o auxílio da Politoys, conhecida marca de miniaturas, o FWO1 Ford Cosworth e construído por Len Bailey.
Por esta altura ganhou excelente reputação como homem de negócios. Reputação que iria ser largamente utilizada nas próximas décadas.
Ayrton Senna e Frank Williams, em Donington Park nos testes de 1983.
O acidente em Março de 1986
As pistas e autódromos são parte integrante da vida de Frank Williams, mas seria quando se deslocava do circuito Paul Ricard para o aeroporto de Nice, que perdeu o controle do Ford Sierra, quando não levava o cinto de segurança: Williams foi projectado para fora do carro, quebrando a coluna cervical. Desde então, usa uma cadeira de rodas para se locomover.
Hoje no GP da Austrália, Valtteri Bottas no Williams FW36 terminou em 5 , imediatamente atrás do Ferrari F14T de Fernando Alonso.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Citroen Traction 11 Madri...
. Ford V8 1936 - Um olhar s...
. Honda RC 162 1961 Grandes...
. Bentley EXP Speed 8 2001 ...
. 186º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera RS 19...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Volkswagen Beetle Rio de ...
. Bugatti 57 Atalante 1939 ...
. Aprilia RSV 1999 CC 2002 ...
. Citroen Xsara WRC 2001 - ...
. Renault 5 Maxi Turbo Tour...
. Porsche 924 Turbo 1978 - ...
. Tuk-Tuk-Banguecoque 1980 ...
. Lancia Stratos - Um olhar...
. 186º Encontro de Clássico...
. MV Agusta 500 Quatro cili...
. Citroen ZX Rally Raid 199...
. Tatra 603 – Praga- 1961 -...
. Delahaye 135 Drophead Cou...
. Suzuki GSV-R 2002 Kenny R...
. 185º Encontro de Clássico...
. Audi Quattro Sport E2 WRC...
. Holden FE -1956 - Um olha...
. Ford Focus WRC 2002 C McR...
. Lancia Stratos San Remo 1...
. Porsche 550 RS Spyder 195...
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...