Segunda-feira, 17 de Novembro de 2014

Francisco Lameirão em Vila Real

Francisco Lameirão em Vila Real

chico e jorge pinhol (1).jpg 

1970 - Chiquinho e Jorge Pinhol em Vila Real, Portugal

Francisco Lameirão ofereceu o primeiro automóvel aos “Bombeiros de Cima”, um Minerva depois seguir-se outro um tanque Ford.

francisco lameirão 1.jpg

Chegada a Vila Real do pronto-socorro Ford V 8 29 de Dezembro de 1940 para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real e Cruz Verde e que foi baptizado de Francisco Lameirão.  

http://manueldinis.blogs.sapo.pt/87299.html

Agora na sua nova morada Núremberg 

francisco lameirão 4.jpg 

Francisco Lameirão nasceu no dia 1º de Julho de 1943 em S. Paulo, filho do industrial Teófilo Lameirão e de Helena Lameirão, viveu em Vila Real até os 10 anos de idade numa quinta de sua propriedade na recta de Mateus, junto à linha do Caminho-de-ferro.

A sua estreia foi numa corrida de estreantes em Volkswagen no “Prêmio Victor Losacco” a 25/02/1962, em Interlagos, onde o seu amigo Geraldo Meireles, foi primeiro e ele 3º.

“Eu dirigi um Volkswagen com pneu recauchutado e escapamento aberto”

Fez carreira no Brasil onde foi piloto da de várias equipas, entre elas:

willys.jpg

Francisco Lameirão correu por duas vezes na lendária Equipe Willys. A primeira, a convite de 'Bino' Heins, a segunda de Luiz A. Greco.

lameirao-malzone.jpg 

1966 – Francisco Lameirão, a no DKW Malzoni da Equipe Luminari no antigo traçado de Interlagos onde bateu um estabelecido por Juan Manuel Fangio.

07 chiquinho dacon.jpg

Na DACON, Francisco Lameirão foi um dos pilotos dos KG-Porsche. ao lado de Anísio Campos.

Em 1968, as provas realizavam-se aos circuitos de rua e no antigo autódromo de Jacarepaguá, foi o vice-campeão brasileiro ao lado de Emilio Zambello ao volante de uma Alfa GTA. e as corridas no antigo autódromo de Jacarepaguá, correndo pela Jolly-Gancia,

francisco.jpg

1969 - Chiquinho, AC-VW 1900 cc, com Marinho em Curitiba

Fotos arquivo pessoal de Chiquinho Lameirão

 

“Quando Anísio Campos criou o fantástico protótipo AC, e mais tarde desenvolveu o projecto do primeiro buggy brasileiro: o Kadron, foi Chiquinho Lameirão, o escolhido para fazer os acertos de pista, antes da sua entrega.

“O AC (sigla das minhas iniciais) foi o primeiro “esporte protótipo de competição” projetado e construído em serie para atender a demanda (pequena na época) das corridas oficiais (Divisão 4) do nosso calendário desportivo. Coube à Puma essa iniciativa, com cinco unidades, mostrando claramente o caminho que queria tomar. Era uma pequena “Porsche” latino-americana”.

http://www.anisiocampos.com/bio.html

A estreia na temporada brasileira de Formula Ford, aconteceu na última prova, ao volante de um Merlyn. O fantástico 5º lugar alcançado foi o primeiro passo para vir para a Inglaterra onde comprou um chassi Royale RP3 em segunda mão, um motor Cortina com preparação de fábrica da Ford e uma carrinha Ford Cortina, e assim partiu para Silverstone, Brands Hatch, Snetterton, Oulton Park e Thruxton, onde o próprio, Chiquinho Lameirão, fazia a preparação e manutenção do carro.

“Sim, era eu próprio, Chiquinho Lameirão, que fazia a preparação e manutenção do carro”, e por lá fui para Silverstone, Brands Hatch, Snetterton, Oulton Park e Thruxton,

Em Julho de 1970 veio a Vila Real para no Circuito Internacional de Vila Real, realizar certamente mais um sonho de criança, participar no circuito a que assistiu na sua infância.   

Tem como companheiro Jorge Pinhol e agora beneficia da assistência de um mecânico da Equipe Royale FF, Nos treinos 2m 58,55 média de 137, 625

Na corrida sofreu um acidente quando estava em terceiro lugar, quando o tensor se quebrou, em plena recta o carro rodopiou até parar na 16ª volta … mesmo assim, o Royale Ford Rowland ainda se classificou em 8º lugar com a volta mais rápida á média de 141, 792.

 O vencedor da prova foi Christian Melvile, mas um protesto de Ernesto Neves a Christian antes da prova, atribui a vitória a E. Neves.   

“- Imagina você estar a 210 ou 215 km/h numa reta e suspensão traseira quebrar! Ela abriu e eu dei quatro 360º naquele circuito de altíssima velocidade, passei a 20 cm. de uma árvore, mas não me aconteceu nada!”

In;http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Chiquinho.htm

E assim terminou a sua única corrida em Portugal antes de voltar para o Reino Unido, voltando ao Brasil em 1971 na qual se tornou o primeiro campeão da Fórmula Ford brasileira.

 


publicado por dinis às 23:16
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. A ler a Topos & Clássicos...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019...

. Rallyspirit Altronix 2019

. 122º Encontro de Clássico...

. Motos, motos e mais motos

. Pedro Alves e Alexandre A...

. Race of Japan

. WTCR eSports última corri...

. VW a electrificar os seus...

. 51º Circuito Internaciona...

.  BMW M1 Spa Francorchamps...

. Rally de Portugal Históri...

. Rally de Portugal Históri...

. Rally de Portugal Históri...

. 121º Encontro de Clássico...

. 121º Encontro de Clássico...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019 ...

. Auto Clássico Porto 2019

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. Oliveira Cup Vila Real 20...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria parte ...

. 50 anos 914 Leiria

. Ferrari 250 LM e BMW 2800...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Parabéns Sir Stirling Mos...

. Parabéns Sir Stirling Mos...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. 120º Encontro de Clássico...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Caramulo Motorfestival 20...

. Mário Gonçalves na sua pa...

. Caramulo Motorfestival 20...

. NSU de Sanz de Madrid em ...

. 120º Encontro de Clássico...

. 120º Encontro de Clássico...

. 60 Anos de Mini...

.arquivos

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS