Ford Sierra XR4i - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Ford Sierra XR4i 1983
Modelo real
O Ford Sierra foi projetado e desenhado por Uwe Bahnsen, Robert Lutz e Patrick le Quément, foi o primeiro automóvel a ter o novo e ousado estilo visual do Ford Probe III apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 1981 para substituir o Ford Cortina e Taunus..
O Probe apresentava recursos abertamente aerodinâmicos, incluindo detalhes suaves na parte inferior da carroceria e espelhos retrovisores integrados com o coeficiente de 0,25, na verdade estava muito longe do 0,34 do Sierra de produção, mas um número em 1981 milagroso para um hatchback de cinco portas que poderia ser usado no mundo real.
No Salão de Francfort a berlina de 3 portas foi apresentado e em Setembro no Salão de Paris em 1982, como substituto do Ford Cortina, Para o publico jovem, a Ford lançou o modelo desportivo XR4i em 1983 como uma extensão lógica da gama de modelos da Ford, consistindo no Fiesta XR2 e no Escort XR3.
A versão de altas performances teve o seu lançamento, em Genebra, em Março de 1973, disponível apenas com três portas, mas era diferente das versões base de três portas, com a carroceria do XR4i a ter um pilar de janela adicional, um enorme spoiler traseiro biplano sobreposto.
O Sierra XR4i dispunha do motor da Ford Cologne V6 de 2,8 litros com injeção mecânica Bosch K-Jetronic poderia produzir 150 cavalos de potência e permitiam passar dos 0 a 100 km/h em 8 segundos e atingiu uma velocidade máxima de mais de 200 km/h.
O XR4i foi produzido até 1985 depois de 25.662 carros vendidos, mas o mais interessante é que de 1985 a 1989, continuou nos Estados Unidos como Merkur XR4Ti. os Fords europeus eram caros, e a história da marca Merkur ('Merkur' significa 'Mercúrio' em alemão) era diferente do europeu XR4i tinha um motor menor, 2,3 litros, de 4 cilindros, mas era turbo alimentado, por isso tinha uma potência maior de 170 cavalos e em cinco anos, 42.464 Merkur XR4Tis foram vendidos.
Miniatura
Os bancos são rebatíveis.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico e rápidas.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº1340 - 07-85 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está cravada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização
País - França
Anos de fabrico a
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