Ford RS 200 K Grundel - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1487ª –Ford RS 200 K Grundel- B Melander Rally da Suécia 1986 Rally Car Collection Altaya
K.Grundel/B.Melander, Ford RS 200, Rali da Suécia de 1986, 3º lugar.
Modelo real
Apos o fim do desenvolvimento do Ford Escort RS1700T em março de 1983, um novo projeto, chamado de B200, foi lançado com o projetista de F1 Tony Southgate selecionado para o projeto do chassi, enquanto o estilo foi desenvolvido por Filippo Sapino, da Ghia em Turim. O novo carro, logo renomeado como RS 200, foi construído do zero para se tornar um carro real e competitivo do Grupo B, embora tenha chegado tarde demais para a disputa em curso entre Lancia e Peugeot.
Os primeiros testes em túnel de vento foram realizados nas instalações britânicas da MIRA (Nuneaton, Warwickshire) e no recém-construído túnel de vento da Ford em Colônia. Os testes de estrada realizados por Jackie Stewart e Malcolm Wilson mostraram falta de refrigeração dos freios e do motor, além de baixa pressão aerodinâmica traseira. John Hartnell e Ian Callum levaram um protótipo do carro ao Dunton Ford Design Centre (Essex) e o refinaram, preparando algumas modificações em argila para solucionar esses problemas: instalaram um intercooler no teto com refrigeração eficiente e aumentaram o tamanho do spoiler traseiro, adicionando duas entradas de ar para refrigeração dos freios.
O carro resultante teve um Cx de 0,40.
O novo Ford RS 200 obteve a vitória em sua primeira competição no Rali de Lindisfarne (Reino Unido) de 1985, pilotado por Malcolm Wilson. Mas a homologação da FIA adiou sua estreia no Campeonato Mundial de Rali até fevereiro de 1986, então ele se juntou ao campeonato na Suécia
No rali da Suecia a Ford levou Stig Blomqvist, campeãp em 1984 e o sueco Kalle Grundei. Timo salone foi o primeiro líder da prova mas uma falha no motor obrigou-o a abandonar na sétima especial.
A liderança passou para Henri Toivonen com o Lancia Delta S4 , com Juha Kankkunen no 206T16 e o RS 2000 de Blomqvist colados atras dele. Grundel a masi de tres minutos, ocupava a quinta posição precedida por Markku Alen. O finlandês obteve rapidamente a liderança no segundo troço da segunda etapa.
Uma avaria no motor do Lancia de Toivonen obrigou-o a abandonar. Salonen, que saiu com 2`10`` de penalização por ter mudado a bomba de água, abandonou na primeira especial do dia. devido ao motor. Kankkunen aproveitou a ocasião e empenhou-se de tal maneira que no final da etapa a sua vantagem sobre Alen era de quase três minutos. E sobre o Grundel, terceiro, de mais de sis e meio. Na última etapa, Kankkunen limitou-se a defender a ventagem obtida e os três primeiros lugares, não sofreram alterações., embora Alen, segundo, reduzisse a desvantagem em relação a Kankkunen. Grundel, terceiro, confirmava o melhor lugar do carro e a sua própria classificação num rali do Mundial.
Kalle Grundel levou o carro à terceira posição, logo atrás dos carros líderes Peugeot e Lancia.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante
Série Rally CarColection
Referencia nº 27 preço 9€99
Certificado de Edição Limitada
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de cartão e envolto em blister transparente para exposição
País – China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 54ª Circuito Internaciona...
. 54ª Circuito Internaciona...
. Paddock do Circuito inter...
. Circuito Internacional de...
. Desfile de Clássicos na A...
. As novas cores da rotunda...
. Ford Taunus 17 MP3 Cabrio...
. Vamos dar uma volta ao ci...
. Rafael Lobato e o Toyota ...
. As garagens particulares ...
. Auto Union Typ C - Um olh...
. Renault Clio S1600 - Um o...
. Porsche 911 GT3 Cup - Um ...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 1490ª – Fiat 600 Jolly Ca...
. Assim vale apena ver as m...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 188º Encontro de Clássico...
. Lancia Fulvia 1972 - Um o...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Um outdoor a anunciar as ...
. Ford RS 200 K Grundel - U...
. Porsche 911 Carrera 4 S 1...
. Mercedes 180D 1962 - Um o...
. Renault 12 Break - Um olh...
. Toyota Celica 4WD 1983 - ...
. Talbot Sumbean Lotus G. F...
. As minhas 24 horas de Le ...
. 188º Encontro de Clássico...
. Porsche 911GT! Le Mans 19...
. Austin FX4 Dublin 1980 - ...
. Ford Escort RS Cosworth 1...
. Novas cores para as antig...