Ford GT 40 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1063ª – Ford GT 40 SPA 68 Box
Ford GT40 Mk1 Jean Blaton - Franco Sbarro SPA 1968
Modelo real
Jean Blaton ou melhor BEURLYS corria com A Ferrari desde 1957, no Ferrari166 nas Mille Miglia. 250 GT, incluindo um GTO e um LM.
Quando Enzo Ferrari se retirou das corridas, em protesto contra os novos regulamentos de 1968, Blaton comprou um Ford GT 40 ao mesmo tempo adquiriu o ex-Ecurie Francorchamps Ferrari 412 P e Dino 206 S para uma campanha no Campeonato Belga de Montanha naquele ano, mas o GT40 seria a carro para a temporada internacional e substituir o Ferrari 365 P2, obsoleto devido a um novo limite de motor de três litros para os protótipos do Grupo 6 em 1968.
Os Ford GT 40 foram destinados principalmente para a Gulf Racing através da John Wyer Automotive Engineering o piloto belga Jean Blaton comprou o chassi P/1079 e pintado de amarelo, apareceria numa entrada de Ecurie Francorchamps e Claude Dubois.
O Ford Gt 40 P/1079 foi entregue em Ostende no dia 20 de abril e levado para Monza para os 1000 km do Campeonato Mundial de Carros Desportivos, cinco dias depois.
Com o #49 Blaton foi acompanhado por Willy Mairesse, que levou o Ford ao sexto lugar no grid.
Mairesse caiu para sétimo na primeira volta e logo foi para os boxes com o spoiler traseiro à deriva. Apesar de Blaton ter batido posteriormente com o GT40 nos momentos finais, distância suficiente foi percorrida para garantir uma classificação em sétimo lugar e segundo na classe Sport de cinco litros.
Quatro semanas depois, o P/1079 agora com o nº 22 apareceu no 1000km de SPA onde Mairesse, especialista no circuito, se classificou em terceiro.
A corrida começou com muita chuva e Mairesse teve uma má largada depois de cair para 14º na primeira volta, ele voltou aos seis primeiros quando entregou o carro a Blaton.
A recuperação de Mairesse não deu para nada quando Blaton, em Blanchimont na volta 45, num NSU abandonado, destruindo-o, e causou muitos danos a um lado do GT40. Blaton quebrou o braço e foi levado ao hospital.
Blaton não perdeu as importantes 24 Horas de Le Mans normalmente realizado em junho, mas que teve de ser adiado para o final de setembro, em virtude da agitação civil em toda a França. Nos treinos, Mairesse qualificou o Ford recém-reparado em décimo.
Na partida, na pressa de fugir, ele não conseguiu fechar a porta corretamente. No final da reta Mulsanne, a porta se abriu a 240 km/h. e o tentar fechá-la, Mairesse perdeu o controle. O nº 8 saiu da pista e caiu nas árvores.
Mairesse sofreu fraturas e ferimentos na cabeça que o deixaram em coma por duas semanas e encerraram sua carreira de piloto.
Em 1969, os restos danificados do P/1079 foram vendidos ao ex-engenheiro suíço da Scuderia Filipinetti, Franco Sbarro.
Miniatura
Levanta a mala para ver o motor.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Box
Série
Referencia nº8454 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Itália
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Franco Durão da Costa Lor...
. Citroen 15 six - Um olhar...
. Fiat 124 Spyder Rally de ...
. Porsche 944 S2 cabriolet ...
. 185º Encontro de Clássico...
. Mercedes - Benz 240 D Táx...
. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...
. 1983 Lancia 037 Rally Gro...
. Ford Focus WRC WRC - Um o...
. Porsche Carrera RS - Um o...
. Gaz M21 Volga - Um olhar ...
. 1950 Buick Super Riviera ...
. Suzuki RG 500cc 1977 - Um...
. Toyota Celica Turbo 4WD W...
. Porsche 911 GT3R - Um olh...
. Toyota BJ Safari Park - U...
. 185º Encontro de Clássico...
. Panhard 24 CT- Um olhar s...
. Ducati 996 R 2001 Grandes...
. Citroen Saxo S1600 D. Sol...
. Porsche 911 Carrera Slant...
. Ford Deluxe Modelo 40 193...
. 184º Encontro de Clássico...
. Yamaha RD 230 CC 1968 RBA...
. Porsche 017 -1970 Vencedo...
. Peugeot 206 WRC M. Campos...
. Porsche 911 Carrera Coupé...
. Toyota Crown - Um olhar s...
. 184º Encontro de Clássico...
. Mercedes Benz 300 SL - Um...
. Honda VTR 1000 - Um olhar...
. Hyundai Accent WRC3- Um o...
. Porsche 911 GT2 tipo 993 ...
. Ford Fordor Sedan 1947 - ...
. Citroen GS Birotor - Um o...
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...
. Porsche Speedster 1988 - ...
. Renault Colorale Tamanras...
. Jeep Willys - Um olhar so...