Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2022

Ford GT 40 - Um olhar sobre as minhas miniaturas

Ford GT 40 - Um olhar sobre as minhas miniaturas

756ª – Ford GT 40 Record

Cinco Ford GT 40 foram vistos em 1967 em Vila Real com Paul Hawkins no 3º lugar, o 4º lugar de Carlos Gaspar, Erick Liddel  e foi 2º

A indecisão de um número 6 ou 9 ficou a aguardar a finalização do modelo.

… mas ao colocar os nº  no  Porsche do Gelo fiquei cá com uma vontade….

Modelo real

O Ford GT40 foi desenvolvido por ordens de Henry Ford II destinado às 24 Horas de Le Mans e acabar com o reinado da Ferrari. Enzo Ferrari desistiu da venda de sua empresa à Ford e para Henry Ford II era uma questão de honra bater a Ferrari em seu território de domínio.

Com dois anos de desenvolvimento, o GT40 acabou por ganhar a tão desejada resistência ao fim de várias opções, a escolha pela caixa de quatro velocidades da Kar Kraft mostrou ser mais resiliente — e refletiu-se no domínio dos circuitos em 1966.

Ford Gt 40 Mk1 – Vencedor Le Mans 1968 – P.Rodriguez / L.Bianchi #9

Excecionalmente, a 38ª edição das 24 Horas de Le Mans realiza-se nos dias 28 e 29 de Setembro na sequência das greves de maio de 1968. A Ford inscreve o seu GT40 que é o grande favorito após 2 vitórias consecutivas na lendária prova de Sarthe. O número 9 confiado à tripulação Pedro Rodriguez/Lucien Bianchi sai vitorioso após duas voltas ao relógio e 331 voltas à pista. Esta vitória fortalece o domínio do fabricante americano na resistência. A pintura do Gulf e suas cores azul celeste e laranja são definitivamente lendárias.

No ano seguinte, as 24 Horas de Le Mans iniciam a prova como tradicionalmente com  os pilotos a  atravessarem a pista a correr em direcção aos seus carros, mas  Jacky Ickx, sem correr, a andar tranquilamente vai até ao Ford GT40, entra no habitáculo, aperta o cinto de segurança e, só depois, arranca para conquistar a sua primeira vitoria em Le Mans.

Na primeira volta, o Porsche 917 pilotado por John Woolfe despista-se em Maison Blanche, atingido depois pelo Ferrari 312 de Chris Amon. Woolfe, sem o cinto apertado, é ejectado para fora do automóvel e não sobrevive ao acidente.

 O Ford GT40 d Jacky Ickx – Jackie Oliver, da dupla que partiu em último lugar é sétima posição ao fim de 4 horas e à terceira a meio da prova. A Porsche comandava a corrida até que no Domingo de manhã, o Porsche 917 de Vic Elford – Richard Attwood não sai das boxes devido a problemas na embraiagem e o Ford GT40 nº6 pilotado por Jacky Ickx – Jackie Oliver é agora o primeiro que ira manter até final apenas com 120 metros de vantagem sobre o Porsche 908.

Foi quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, entre 1966 e 1969. Não só isso, pois ao destronar o domínio da Ferrari, foi a primeira empresa americana a vencer a corrida e, de quebra, de forma invicta, pois venceu todas as vezes em que participou.

Modificação na miniatura

É um kit em resina da Record que ainda não foi terminado.

IMG_20230207_233508.jpg

IMG_20230207_233521.jpg

IMG_20230207_233604.jpg

IMG_20230208_140910.jpg

Miniatura

Interior detalhado

Sem suspensão.

As rodas são de metal, resina e borracha, de acordo com as originais.

Fabricante Record

Série Kit

Referencia nº preço

Material – resina

Material da placa de base – resina

A base está aparafusada à carroçaria

Apresentado em caixa de cartão.

País - França

Anos de fabrico  a

 

 

 

 


publicado por dinis às 19:01
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2025

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Franco Durão da Costa Lor...

.  Hindustan Ambassador - U...

. Citroen 15 six - Um olhar...

. Elf-2 Honda 1985  - Um ol...

. Peugeot 905 1992  - Um ol...

. Fiat 124 Spyder Rally de ...

. Porsche 944 S2 cabriolet ...

. 185º Encontro de Clássico...

. Mercedes - Benz 240 D Táx...

. Matra 670 Longo  Le Mans ...

. Yamaha YZR 500 Shinya Nak...

. 1983 Lancia 037 Rally Gro...

. Ford Focus WRC WRC - Um o...

. Porsche Carrera RS - Um o...

. Gaz M21 Volga - Um olhar ...

. 1950 Buick Super Riviera ...

. Suzuki RG 500cc 1977 - Um...

. Jaguar XJR 12 1990  - Um ...

. Toyota Celica Turbo 4WD W...

. Porsche 911 GT3R - Um olh...

. Toyota BJ Safari Park - U...

. 185º Encontro de Clássico...

. Panhard 24 CT- Um olhar s...

. Ducati 996 R 2001 Grandes...

.  Lola Ford T93 - 1983 Nig...

. Citroen Saxo S1600 D. Sol...

. Porsche 911 Carrera Slant...

. Ford Deluxe Modelo 40 193...

. 184º Encontro de Clássico...

.  Renault Clio 1990 - Um o...

. Yamaha RD 230 CC 1968 RBA...

. Porsche 017 -1970 Vencedo...

. Peugeot 206 WRC M. Campos...

. Porsche 911 Carrera Coupé...

. Toyota Crown - Um olhar s...

. 184º Encontro de Clássico...

. Mercedes Benz 300 SL - Um...

. Honda VTR 1000 - Um olhar...

. Peugeot 205 Turbo 16  - U...

. Hyundai Accent WRC3- Um o...

. Porsche 911 GT2 tipo 993 ...

. Ford Fordor Sedan 1947 - ...

. Citroen GS Birotor - Um o...

. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...

. 184º Encontro de Clássico...

. Bugatti T 57 C 1939 Vence...

. Lancia Super Delta HF Int...

. Porsche Speedster 1988 - ...

. Renault Colorale Tamanras...

. Jeep Willys - Um olhar so...

.arquivos

. Março 2025

. Fevereiro 2025

. Janeiro 2025

. Dezembro 2024

. Novembro 2024

. Outubro 2024

. Setembro 2024

. Agosto 2024

. Julho 2024

. Junho 2024

. Maio 2024

. Abril 2024

. Março 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.favoritos

. Feliz Natal

.links

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub