Ford Escort - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1489ª – Ford Escort - Carros inesquecíveis Salvat Les Jouets Solido
Ford Escort RS Turbo, um carro muito especial que inaugurou a era turbo na Ford.
875ª – Ford Escort Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/ford-escort-iii-serie-um-olhar-sobre-1663690
Modelo real
O codinome "Erika", iniciava a terceira geração do Ford Escort lançada em Setembro de 1980. As rodas posteriores foram substituídas pela tracção a frente e as linhas estéticas eram completamente novas.
1980, Ford Escort RS1700T
No início da década de 80 a Ford produziu o protótipo do Escort RS1700T, para o Grupo B. Tal como o nome indica, vinha com um motor de 1,7 l com turbo. O projeto acabou após a produção de 17 exemplares. A era dos carros de tração integral aproximava-se e a Ford abandonou o projeto, mas a era turbo começara . uma tecnologia derivada da aviação que permitia impulsionar os motores de F1 até as mais modestas unidades,
Uma primeira versão desportiva chamada XR3, foi desenvolvido numa versão hatchback do Mark III, apresentava uma versão modificada do motor 1.6 L CVH, equipado com um carburador Weber de duplo, suspensão aprimorada e inúmeras alterações estéticas. muito equilibrado para um o dia-a-dia racing.
A injeção eletrônica e uma caixa de cinco velocidades, chegou em outubro de 1982 no XR3i, oito meses depois da uma edição limitada de 8.659 unidades,
A Ford precisava de homologação no Grupo A e lançou o RS 1600 i em1981, desenvolvido em Colônia, recebeu um motor mais potente, com 115 cv (85 kW), graças à ignição eletrónica computadorizada e a um cabeçote modificado.
O sucesso nas vendas, mas as poucas melhorias intervencionistas na mecânica não o tornavam apelativo para as corridas.
Um trabalho de três anos para finalmente apresentar o Escort MK3 RS Turbo em 1984, depois de a Ford Europa já ter apresentado uma versão turboalimentada do Capri 2.8 em 1981. Um bom precedente a ser aplicado no Escort RS Turbo, para impulsionar o quatro cilindros em linha de 1597 cc para 132 CV a 6.000 rpm. melhorado com árvore de cames especial e injeção eletrônica Bosch para um peso de apenas 977 quilos. No único ano de produção vendeu 8.604 unidades. 5.000 dos quais foram para o Reino Unido da fábrica alemã em Saarlouis, onde foi montado. Todos eles, excepto três em preto para a família real britânica, em branco diamante.
O objetivo de competição para o qual o Escort RS Turbo foi projetado, aprovou nos ralis e no British Touring Car Championship onde se destacou em seis das nove corridas na temporada de 1986.
Miniatura
Abre as portas
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido Salvat
Série Carros inesquecíveis Salvat - Les Jouets Solido
Referencia nº 54 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em Blister plástico transparente
País – França
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