Ford Escort 1600 RS - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1164ª – Ford Escort 1600 RS Mikkola 1º Safari 1972 Trofeu
Ford Escort Rs 1600 nº7, 1º Rally Safari 1972 H. Mikkola- G. Palm
Modelo real
O Safari efectuado em Maio de 1972, teve a partida e a chegada na capital da Tanzânia, Dar es Salam, para o segundo percurso mais longo com os participantes a passar pelos três países da África Oriental, agora independentes, da Tanzânia, Uganda e Quénia.
No ano anterior, o Ford RS 1600 abandonou, mas voltou para a vigésima edição, com cinco Escort que foram acompanhados pelas as inscrições da Peugeot, Fiat, Datsun e Holden.
O percurso conhecido de antemão, levava a alguns pilotos a ir para África o mais cedo possível, por vezes com mais de um mês de antecedência para poder fazer anotações cuidadosas do ritmo das quatro etapas. Considerando a natureza das estradas da África Oriental e os efeitos que as súbitas chuvas torrenciais tiveram sobre elas, este não era um sistema infalível.
Por isso a Ford investiu em rádios sofisticados para permitir que os motoristas e a tripulação se comunicassem entre si enquanto estavam no mato. Para poder viabilizar esse tipo de comunicação foi fretado um avião que serviu para retransmitir o sinal entre o controle remoto.
Oitenta e cinco carros percorreram ao longo dos quatro dias, envolvendo pilotos e equipes de apoio a condições climáticas imagináveis, ao longo de um percurso rápido de 6.000 km através do mato da África Oriental na época da Páscoa,
Dos dezoito carros sobreviventes, o menos afetado por tudo isso foi Hannu Mikkola no Ford Escort RS 1600 nº 7. terminou o primeiro dia em segundo, atrás de Edgar Herrmann em um Datsun 240Z, mas assumiu a liderança durante a segunda etapa. A tabela de classificação foi determinada por pontos de penalidade concedidos em cada etapa e Mikkola conseguiu manter uma pequena vantagem sobre o piloto polonês Sobieslav Zasada em um Porsche 911S inscrito em particular. Ao final dos quatro dias de prova, Mikkola somou 553 pontos, ante os 581 pontos “ganhos” de Zasada. O primeiro piloto “local” foi Vic Preston Jr., que ficou em terceiro lugar com 583 pontos. Hillyar ficou em quarto lugar, com três Escort RS 1600 entre os quatro primeiros.
O Ford Escort RS 1600 pilotado por Hannu Mikkola da Finlândia e o seu navegador o sueco, Gunnar Palm, foi o mais rápido de todos e Mikkola a ser o primeiro vencedor não nascido no continente africano.
O Ford Escort RS 1600 matrícula RWC 455K foi retirado e levado para a City of Speed em Gloucester. Foi propriedade de Malcolm Wilson, antes de se juntar à coleção de Gordon Curry. Como o Escort RS 1600 se encontrava altamente original levou-o a encomendar a David Sutton a construção de uma réplica para ter um carro utilizável em eventos históricos sem danificar o ex-vencedor do East African Safari Rally.
O original esteve em 2016, no Concorso d’Eleganza Villa d’Este para vencer o primeiro lugar na classe.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Trofeu
Série
Referencia nº513 preço 4495$00
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Portugal.
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Hyundai Accent WRC3- Um o...
. Porsche 911 GT2 tipo 993 ...
. Ford Fordor Sedan 1947 - ...
. Citroen GS Birotor - Um o...
. Derbi 125 GP 1988 - Um ol...
. 184º Encontro de Clássico...
. Bugatti T 57 C 1939 Vence...
. Lancia Super Delta HF Int...
. Porsche Speedster 1988 - ...
. Renault Colorale Tamanras...
. Jeep Willys - Um olhar so...
. Suzuki GSX 750 2001 Pierf...
. 184º Encontro de Clássico...
. Subaru Impreza 2001WRC - ...
. Porsche 912 - Um olhar so...
. Citroen DS19 1958 - Um ol...
. Yamaha R7 2000 Noriyuki H...
. Peugeot 206 WRC - Um olha...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 928 S4 Coupé - Um...
. Peugeot 404 Buenos Aires ...
. Honda NSR 250 1991 - Um o...
. Citroen Xsara WRC - Um ol...
. Porsche 911 Carrera Targa...
. Jaguar XJ 12 - Um olhar s...
. Freddie Spenser Honda NS ...
. Lancia Delta Integrale - ...
. Porsche nº 1 - Um olhar s...
. Fiat 1400 Roma 1955 - Um ...
. Yamaha R7 vencedora do Bo...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera cabri...
. Renault Super Goélette SG...
. Honda VTR 1000 SP-1 2000 ...
. Cooper Climax T51 Jack Br...
. 183º Encontro de Clássico...
. Seat 1500 Barcelona 1970 ...
. Ford Mustang 1964 - Um ol...
. Ducati 996 R - Um olhar s...