Fiat X1/9- Um olhar sobre as minhas miniaturas
Um Fiat de meter no bolso mas que não era para todas as bolsas
Modelo real
O Fiat X1 / 9 no qual se encontram semelhanças com Autobianchi A112 Runabout de 1969 muito vanguardista e chama a atenção de Gianni Agnelli, e vê nele o descendente de 850 Spider, também da Bertone.
Lançado no final de Novembro de 1972 após o fecho do Salão Automóvel de Turim para não ofuscar o Fiat 126.
O carro é um pequeno desportivo de dois lugares de arestas vivas e formato de cunha, faróis retráteis, um spoiler dianteiro integrado e um teto rígido removível conhecido como targa, bem ao estilo do Porsche 914, com a capota rígida removível a ser guardada no porta-malas da frente.
O motor está no centro traseiro tal como nos super desportivos e é um Fiat SOHC desenhado por Aurelio Lampredi, a transmissão do Fiat 128 de tração dianteira. Inicialmente apenas com o motor 1.2 de 75 cv, suficientes para arrancar do zero aos 100 km/h em 12,6 segundos e chegar aos 170 km/h. Em 1978 chegaria o motor 1.5.
O tanque de combustível e a roda sobressalente estão à frente do motor, atrás do banco do motorista e do passageiro, otimizando a proporção do peso do carro em sua distância entre eixos para um manuseio mais equilibrado e áreas de carga dianteiras e traseiras.
Em 1982 a Bertone assumiu ela própria o projeto e vende-o com a sua marca e distribuído pela Fiat.
Mecanicamente, nada muda mas a Bertone o torna um pouco mais luxuoso e vem em várias edições limitadas: IN em 1982 (duas séries), VS (quatro séries), Gran Finale, este último celebrando a descontinuação do X1 / 9 em 1989.
No Brasil chegou a ser construído a partir de 1979 como Dardo, e equipado com mecânica Fiat 147.
Entre 1972 e 1982, a Fiat fabricou 140.500 unidades, enquanto a Bertone fabricou 19.500 unidades entre 1982 e 1989 num total de 160.000 unidades do X1/9.
Miniatura
Abre as portas.
Os bancos são rebatíveis.
Motor e interior detalhado
Com suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº 33 7/74
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País - Itália
Anos de fabrico 1974 a
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