Fiat 501S Tipo Sport aberto - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Nos anos 60, a Rio em Itália, inicia a produção de miniaturas como eles diziam no catálogo Rio “Automobili d`época per amatori # 1/43“ o que revela um público muito diferente dos dedicados as nossas brincadeiras.
Eram caros e o primeiro modelo que comprei em 1980 foi este Fiat sem porta do concutor.
Modelo real
Fiat 501S (Sport) e 501SS (Spider Sport). Com uma porta a frente e outra atras, para poder levar duas rodas suplentes ou então com 3 portas e sem a do conductor.
Torpedo Sport, Tourer, Roadster e Conversível
Afetada pelas consequências da Primeira Guerra Mundial e da Gripe Espanhola, a Europa e principalmente a Itália e reateava a sua economia e a Fiat apresentava o 501, um veículo inovador para famílias e desportistas.
O Torpedo Sport foi a tentativa de ver se havia algumdesejo pelo automobilismo entre seus clientes, foi projetado por Carlo Cavalli. Um desenho envolvente e apenas os para-lamas das rodas expostos, o carro parecia moderno. Os faróis elétricos foram montados em suportes separados. O carro apresentava uma porta no lado esquerdo dianteiro e no lado direito traseiro, ou então três portas sem porta para o condutor.
o interior, a Fiat com duas filas de assentos dava para até seis pessoas, mas apenas quatro podiam sentar-se confortavelmente no interior, nos bancos revestidos de couro.
O 501 S tinha um motor de 1,5 litro e uma transmissão manual de 4 velocidades numaa época em que as caixas de velocidades ainda eram de 3 velocidades, e o movimento transmitidas às rodas traseiras através de uma corrente e um diferencial aberto.
Para a região montanhosa justificava as rodas de tamanho pequeno (730x130), um dos três oferecidos pela fábrica que dava ao carro melhor aceleração e mais potência em subidas, em detrimento da velocidade máxima.
O Fiat 501 nas versões S e SS foi produzido entre 1919 e 1926 num total de 69.618 unidades produzidas das quais do Tipo 501 S cerca de 2.600 unidades.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Rio
Série
Referencia nº 3
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – Itália
Anos de fabrico a
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