Fiat 500 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Fiat 500 Open Roof 1957
Modelo real
A primeira geração do Fiat 500 foi produzida entre 1936 e 1948, mas na da década de 50, ainda havia muitos compradores italianos que necessitavam de um carro que pudesse proporcionar uma forma básica de transporte para uma pequena família. Paralelamente, as dimensões eram ideais para as deslocações em percursos urbanos.
A Fiat apresentou o novo 500 como "Nuova Cinquecento, para o diferenciar do Cinquecento original do Topolino em Julho de 1957 dotado de uma carroceria minimalista, original e moderna. com 2,97 metros (9 pés e 9 polegadas) de comprimento, o 500 era 24,5 centímetros (9,6 polegadas) menor que o 600 da Fiat, lançado dois anos antes.
Projetado por Dante Giacosa, tinha o motor montado na traseira originalmente de dois cilindros refrigerado a ar, de 479 cc montado na parte traseira, o porta-malas, um compartimento sob o capot dianteiro, parcialmente ocupado pelo tanque de 20 litros. aumentou a sua agilidade e, aliado ao seu pequeno tamanho, garantiu que fosse o carro perfeito para percorrer as antigas ruas italianas, muitas das quais nunca foram construídas para acomodar carros.
Dotado de suspensão independente nas quatro rodas e uma carroçaria de duas portas, uma das novidades na construção da carroçaria foi a utilização de folhas em aço prensadas. Algo em 1957 em que o 500 foi pioneiro, mas mantendo o articular das portas suicidas na parte traseira, com um grande teto de lona .
Para proporcionar mais capacidade de carga, os dois bancos de trás podiam ser reclinados para a frente e fornecerem uma área plana capaz de transportar até 200 quilos.
Um teto solar completo proporcionava nos primeiros modelos a ventilação apenas através da capota em lona, que abrias ate á janela de trás, e dos ventiladores que se encontravam a frente das janelas das portas.
Em 1965 as Portas suicidas foram abandonadas por razoes de segurança, numa medida controversa e não muito popular, pois muitos homens reclamaram que isso significaria que não poderiam mais olhar para as pernas das mulheres ao saírem do carro, motivo dificilmente crível na sociedade de hoje.
O Fiat Cinquecento é o carro do povo italiano.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Vitesse
Série
Referencia nº 501 preço 1845$00
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Portugal
Anos de fabrico a
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