Fiat 500 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Brumm - Fiat - 500a Topolino Teto Metálico 1936
Modelo real
O Fiat 500 foi desenvolvido pelo engenheiro italiano Dante Giacosa com o intuito de tornar os automóveis acessíveis ao maior número possível de pessoas, ficou conhecido por Topolino (ratinho, em italiano) era, como o próprio nome sugere, era um dos mais pequenos carros do mundo na época de sua produção,
Somente com dois assentos, uma distância entre eixos de 6½ pés estava equipado com um motor de quatro cilindros de apenas 569 cc de quatro cilindros, válvula lateral, refrigerado a água montado na frente do eixo dianteiro e 13 cv de potência, cuja velocidade máxima não ultrapassava os 85 km/h., e poderia atingir um consumo de combustível de cerca de 6 litros por 100 km de gasolina.
Foi produzido na antiga fábrica da Fiat de Lingotto, inaugurada em 1923, a fábrica da Fiat ainda hoje é admirada por sua modernidade e seu elegante desenvolvimento vertical. Na época, a solução de construir uma pista de testes na cobertura ganhou a admiração do arquiteto Le Corbusier. Mesmo antes de ser concluído, o edifício projetado como local de trabalho tornou-se o símbolo da florescente indústria italiana.
Semelhante, mas em ponto mais pequeno que o Fiat 1500 dessa época, em que foi um dos primeiros carros testados em túnel de vento, seguindo o Chrysler Airflow produzido um ano antes. O estilo aerodinâmico alcançou uma eficiência aerodinâmica inigualável antes em um carro de turismo
A forma do carro e a frente permitia um perfil aerodinâmico e uma visibilidade dianteira excepcional, proporcionada pelo radiador instalado na parte de trás do motor, ou a suspensão traseira de molas elípticas.
O preço do carro era inicialmente de 5.000 liras, mas o preço de lançamento foi de 9.750 liras o que mesmo assim permitiu que famílias que nem imaginavam ter um carro o pudessem comprar.
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Os bancos são rebatíveis.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Brumm
Série Revival
Referencia nº 22
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – Itália
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...
. Mercedes-Benz 540k 1936 C...