Fiat 1400 Roma 1955 - Um olhar sobre as minhas miniatura
1331ª – Fiat 1400 Roma 1955 Táxis do Mundo Planeta De Agostini Altaya
Fiat 1400 Táxi Roma 1955
Uma cor como os nacionais, mas numa decoração a preto com uma larga faixa cinzento esverdeada na parte debaixo dos painéis laterais, com antena de rádio, espelho retrovisor e chapa de matricula com a palavra Roma, perfeitamente visível tanto a frente como atras , além da indicação do país de origem.
1055ª – FIAT 1400 B HP 58 1956 Brumm
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/fiat-1400-b-hp-58-1956-um-olhar-sobre-1791225
Modelo real
O Fiat 1400 o primeiro novo design que a marca lançado a seguir à Segunda Guerra Mundial é também o seu primeiro carro monobloco, foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em Março de 1950,
Dois anos depois do lançamento surge uma nova marca europeia, a SEAT, que se estreou com o SEAT 1400, a versão espanhola do seu irmão italiano.
Na Iugoslávia foi produzido pela Zastava, na Áustria pela Steyr e na Alemanha pela NSU, mais tarde chamado Fiat – Neckar
O motor 1.4 litros foi aumentado apara 1900 cc e combiná-lo com a carroceria do Fiat 1400. O facto de isto ter sido bem sucedido fala da robustez da unidade original, bem como da economia de espaço dos 1400. O Fiat 1900 assim criado foi lançado em 1952 Externamente, o Fiat 1900 diferia do modelo 1400 pela decoração mais cromada
O Fiat 1400 (101) foi fabricado entre 1950 e 1954
A partir de 1953, o Fiat 1400 também estava disponível na versão diesel, o seu primeiro carro de passeio disponível com motor a diesel.
Em 1954, a Fiat apresenta uma nova versão chamada 1400 A. (101) fabricado até 1956
A potência foi aumentada de 45 para 50 cv. que permitia atingir velocidade máxima de 125 km/h e um consumo de combustível muito razoável para a época, ou seja, cerca de 10 litros por 100 km.
A segurança da família também era prioridade, com para-brisa e janela traseira equipados com vidros de segurança curvos. Por fim, o conforto também foi priorizado com um sistema de aquecimento e ventilação oferecido como padrão.
A manutenção estava mais simples possível com as unidades mecânicas a serem construídas separadamente para que pudessem ser facilmente removíveis. Com as das peças mecânicas a exigirem apenas o desaperto de 18 parafusos, sem tocar em nenhuma parte da carroceria!
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, Planeta de Agostini, Altaya
Série Taxis do mundo
Referencia nº 13 preço 9€99
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de cartão e envolto em blister transparente para exposição
País – Portugal, feito na China
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