FIAT 1400 B HP 58 1956 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1055ª – FIAT 1400 B HP 58 1956 Brumm
O carro de aluguer do Sr. Lourenço, a lembrar a primeira vez que andei com a minha mãe num carro de aluguer com condutor, vulgo carro de praça letra A. Na época só havia táxis em Lisboa e Porto, como lembrou o seu neto Luís Sousa Costa.
Como dizia na caixa:
“Apresentado no Salão Automóvel de Turim em 1956, o 1400B representa a última série 14000 nascida em 1950
Graças à melhoria do abastecimento de combustível e ao aumento da taxa de compressão. O motor agora tem capacidade de 58 cv. Disponível em versão bicolor diferenciada por 1400° da moldura traseira, panorâmica e através do centro da moldura frontal”.
Modelo real
No fim da Segunda Guerra Mundial a Fiat acusada de colaborar com o regime fascista, levou à destituição da família Agnelli da administração, segido da morte do fundador, Giovanni Agnelli.
O Plano Marshall permitiu desenvolver um modelo novo, o Fiat 1400, idealizado por Dante Giacosa, foi o primeiro Fiat com estrutura monobloco, desenvolvida em parceria com a americana Budd Company.
O 1400 foi o primeiro modelo totalmente novo da Fiat no pós-guerra, seu primeiro carro monobloco, tinha um motor de 4 cilindros de 1395 cc com 44 cavalos de potência. Uma versão cabriolet também foi feita.
Muito semelhante no aspecto foi apresentado o Fiat 1900 tinha um motor ampliado para 1.9 litros e acabamentos e equipamentos mais luxuosos foi apresentado em 1952.
Uma versão diesel com motor de 1900 cc surgiu em 1953, outra inovação da Fiat, conhecida como 1400 Diesel.
Em 1953, o 1400 entrou em produção em Espanha como SEAT 1400, o primeiro modelo produzido pela SEAT. No ano seguinte também se tornou o primeiro automóvel de passageiros produzido pela Crvena Zastava "Zavodi Crvena Zastava" (em português "Fábrica Bandeira Vermelha"). na Iugoslávia, o Zastava 1400 BJ , equipado com um motor Steyr de 2,0 litros, foi produzido como "Steyr 2000" pela Steyr-Daimler-Puch AG na Áustria a partir de 1953
Discretas alterações de estilo foram reveladas no Salão de Turim de 1954. como 1400 A, com algumas modificações, depois o 1400 B em 1956, que permaneceu em produção até 1958.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Brumm
Série oro
Referencia nº 165 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Itália
Anos de fabrico a
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