Fiat 126 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Era amarelo eu resolvi pintá-lo nas cores da Marlboro a lembrar-me de quando fumava.
Modelo real
O Fiat 126 foi uma das referências da gama Fiat no que concerne aos citadinos foi projetado pelo jovem designer Sergio Sartorelli para a Fiat e apresentado em Outubro de 1972 no Salão do Automóvel de Turim para substituir o Fiat 500, ntercalando-se entre o 500 e o 127
A primeira velocidade não é sincronizada enquanto as outras três já o são sincronizadas, com alavanca central.
Motor traseiro, com 2 cilindros em linha; Diâmetro e curso de 73,5x70mm e com uma taxa de compressão de 7,5:1; Com àrvore de Cames lateral e um carburador Weber 28 IMB, depurador de ar seco; a refrigerado por ar. Equipado de uma bateria de 12 V 34 A e como alternador usava um Dinamo 230 w; Com uma potência máxima de 23 cv DIN a 4800r.p.m., e um binário máximo de 4 mkg DIN a 3400 r.p.m
A sua produção efetuou-se durante muitos anos, nomeadamente entre 1973 e 2000.
A comercialização na Europa Ocidental terminou em 1991,
Na Polônia foram produzidos ainda nos tempos da Guerra Fria, no chamado “Bloco de Leste”, na Fabryka Samochodów Małolitrażowych mais conhecida como Polski Fiat 126p prosseguindo a produção e as vendas no mercado polonês até 2000, onde tiveram início em 1973.
Na Itália, o carro foi produzido nas fábricas de Cassino e Termini Imerese, até 1980 de onde foram produzidas 4,6 milhões de unidades do modelo.
A versão original tinha um motor de 594 cc, com caixa de 4 velocidades. No final de 1977 a capacidade do motor foi aumentada de 594 cc a 652 cc.
Insólito, quando o actor Tom Hanks publicou três fotos junto a três Polski Fiat 126 na sua conta do Twitter pelo que os habitantes da cidade de Bielsko-Biala, no sul da Polônia, onde Monika Jaskolska, depois de fazer um peditório pelos seus conterrâneos para comprar um Polski Fiat 126 recuperável, restaurá-lo e enviá-lo ao ator Tom Hanks no seu 61.º aniversário onde várias boa vontades se uniram e o dinheiro recolhido nem sequer foi gasto e acabou por ser doado para o hospital local.
Modificação na miniatura
Pintada com as cores da Marlboro
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Abre as portas..
Os bancos são rebatíveis.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas têm pneus de borracha de acordo com as originais.
Fabricante Mebetoys
Série Europa
Referencia nº 8556
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País - Itália
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...