Ferrari GTO Evolution - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Uma nova marca mas, já velha conhecida do carrinhos de pista a Jouef, agora nas miniaturas estáticas.
Modelo real
Ferrari 288 GTO, originalmente Ferrari GTO, foi um super desportivo que nasceu da necessidade de criar um automóvel de estrada mais preformante, evoluiu para Ferrari 288 GTO Evoluzione e poder ser homologado na versão de corrida, como acontecia com todo o Grupo B e da vontade da Ferrari voltar às corridas de GT.
No entanto, com o fim do Grupo B nos ralis, levou também ao seu cancelamento nas pistas, fazendo com que o 288 GTO Evoluzione nunca tenha competido. Ferrari.
Em 1986, iniciou-se a produção dos exemplares bastante alterados e designados de 288 GTO Evoluzione, para as alterações poderem ser homologadas. Com algumas alterações, o motor, agora designado de F114 CK, passou a debitar 650cv às 7800rpm, o que conjugado com o novo desenho da frente, mais aerodinâmico e peso de apenas 940 quilos que tornava o automóvel mais eficiente, podendo atingir velocidades de 370km/h. já que foi projetado para competir em circuitos.
O fim do Grupo B nos ralis, considerados muito potentes e perigosos pela FISA levou também ao seu cancelamento nas pistas, fazendo com que o 288 GTO Evoluzione nunca tenha competido.
O cancelamento entrou em vigor a partir da temporada de 1987, a Ferrari decidiu mostrar o seu 288 GTO Evoluzione à imprensa automobilística no famoso teste de Imola, onde o diretor-gerente da Ferrari da época, Giovanni Razelli, afirmou: “Materiais leves de carroceria, como os usados no Evoluzione e no GTO, em breve encontrarão seu caminho em nossos carros de produção e, assim, fiel à filosofia da Ferrari, com o GTO projeto, demos mais valor aos objetivos técnicos do que ao sucesso comercial.” Com o carro a ser usado em testes de estrada que posteriormente apareceu em muitas das publicações automobilísticas do mundo.
Apenas cinco unidades do Ferrari 288 GTO Competizione tinham sido produzidas quando a sua produção foi encerrada, todos pintados de vermelho, entraram diretamente para a lista de um dos mais raros da marca italiana, e ficar para a história da marca como os últimos automóveis de competição concebidos sob a direcção de Enzo. Propriedade da Fábrica e em exibição na fábrica de motores em Maranello onde também podemos encontrar outro usado como protótipo durante o desenvolvimento do F40.
Um único 288 GTO Evoluzione tem registro rodoviário
Modificação na miniatura
Made in China estava tapado por uma etiqueta na caixa onde também dizia “Viatura montada por um conjunto de 90 peças das quais 12 em metal” embora estivesse gravado na base.
Miniatura
Abre as portas, levanta a mala e o capot dianteiro e traseiro para ver o motor.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Jouef
Série
Referencia nº 3000 preço 10500$00
Material – zamac
Material da placa de base – metal
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Keke Roseberg Williams FW...
. Kenny Roberts Yamaha YZR ...
. Jean Alesi Tyrrel 019 199...
. Lamborghini Diablo - Um o...
. Yamaha Tech3 - Um olhar s...
. Williams FW07B F1- Um olh...
. Bruce McLaren Cooper T53 ...
. 180º Encontro de Clássico...
. Renault Floride - Um olha...
. Auto Clássico Porto 2024 ...
. Valentino Rossi Honda RC ...
. Tyrrel 008 1978 Patrick D...
. Suzuki RGV 500 Kevin Schw...
. Alberto Ascari Lancia D50...
. Honda NSR500 de Alexandre...
. 179º Encontro de Clássico...
. Ligier JS11 1979 Jacques ...
. Opel Olympia 1952 - Um ol...
. Pedro Lamy Mercedes-Benz ...
. Fiat Punto Kit Car S1600 ...
. Ducati 996 1999 Carl Foga...
. Lotus 72 D 1972 Emerson F...
. Wayne Rainer Yamaha YZR 5...
. 179º Encontro de Clássico...
. Niki Lauda Brabham BT 46 ...
. Ferrari 166 Alemano Giamp...
. BRM P 57 Graham Hill.- Um...
. António Peixinho /Pierre ...
. Michael Doohan e a Honda ...
. Lotus 78 1979 Carlos Reut...
. Ferrari 225S GP Mário Val...
. Suzuki RGV 500 Kenny Robe...
. Williams FW 18 1986 - Um ...
. Yamaha YzR 500 cc 2001- U...
. Lotus 72 C 1970 - Um olha...
. Honda NSR 500 cc 2001 - U...
. Porsche 804 F1- Um olhar ...
. 179º Encontro de Clássico...
. March STP 711 - Um olhar ...
. Lotus 33 1965 Climax 1965...
. 179º Encontro de Clássico...
. Miniaturas do Circuito In...
. 178º Encontro de Clássico...
. 178º Encontro de Clássico...
. Luís Correia de Azevedo 2...
. 53º Circuito Internaciona...
. 178º Encontro de Clássico...