Ferrari Dino 246 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
932ª – Ferrari Dino 246 Brumm
Ferrari Dino 246 Nº2 Mike Hawthorm Silverstone 2º classificado no Grande Prêmio da Inglaterra.
Modelo real
Mike Hawthorm foi um piloto inglês que usava uma gravata-borboleta e que por isso ficou conhecido como “Le Papillon” (A Borboleta), com uma propensão para festas e perseguir mulheres.
Em 1957, voltou à Ferrari, encontrou um companheiro de equipe divertido. Peter Collins gostava de vinho, mulheres e música. Eles se tornaram amigos rapidamente, participando de brincadeiras como abandonar pessoas em elevadores de hotéis e travar brigas estridentes em restaurantes.
A Fórmula 1 em 1958 teve primeira a mulher com vitorias de Stirling Moss na Argentina e Países Baixos
No GP da França, em Reims, a 6 de julho os mais rápidos são os Ferrari 246 de Mike e Musso seguido de Harry Shelll.
Iniciada a corrida, Musso na ânsia de não se distanciar de Hawthorm, leva-o a correr riscos adicionais e na curva depois da box é lhe fatal. O Ferrari 246 com o nº 2 atira Musso para fora do carro, gravemente ferido vem a falecer no Hospital.
Mike Hawthorm faz a volta mais rápida tal como tinha feito na Bélgica e no Mónaco, em 2`24”9 á media de 206, 254 Km/h
No final o Nº4 é o vencedor na sua única vitoria daquele ano e seguido por Stirling Moss,
No Grande Prémio da Gran Bertanha em Silverstone a 19 Julho encontramos na primeira fila quatro carros diferentes Vanwall, BRM, Cooper e Ferrari, mas Peter Collins sai da segunda fila surpreendendo todos incluindo Moos
Forma-se um trio composto por Collins, Moss, Hawthorn. Na 26 volta o carro de Stirling Moss abandona.
Mike Hawthorm é o mais rápido, com o Ferrari a fazer novamente a volta em 1` 40”8 á media de 168,230Km/h
A corrida foi dominada por Colllins conservando o primeiro lugar e o seu colega de em segundo no Ferrari a 22”2
No final o vencedor foi o Ferrari Dino 246 Nº1 enquanto o Ferrari Dino 246 com o Nº2 de Mike Hawthorm o 2º classificado.
Em Nurburgring, a 3 de Agosto, a ferrari leva para Hawthorm um carro ligeiramente modificado e conquista a pole position, mas na prova viu o acidente do Ferrari Dino 246 de seu companheiro de equipe e a morte de Collins deixou-o arrasado e desiludido.
A 24 de Agosto Mike Hawthorm veio a Portugal onde foi 2º no Circuito do Porto com o nº 24. O vencedor de Vila Real em Sport, Stirling Moss vence agora na Boavista a prova de F1 e também em Marrocos
Depois de dois segundos lugares no final do campeonato terminou um ponto à frente de Stirling Moss de Vanwall, para se tornar no primeiro campeão mundial britânico.
A conquista do título surge de um episódio interessante: uma vez que havia sido desclassificado do GP de Portugal, no Porto, por ter empurrado seu carro, mas com a ajuda de Stirling Moss que intercedeu a seu favor. Interessante, se Hawthorn fosse punido, Moss teria sido o campeão.
No final do ano Mike Hawthorm anunciou o seu abandono, mas a 22 de Janeiro de 1959, na estrada perto de sua casa em Farnham, o Jaguar derrapa numa curva molhada e aos 29 anos, faleceu.
Modificação na miniatura
Na Brumm o Nº 68 D246 , Hawthorn difere do 69 D246 Phil Hill pela ausência do para brisas a volta do cockpit substituído por um pequeno defletor e a ausência da abertura para ver o motor,
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Brumm
Série Oro
Referencia nº 68 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Itália
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Ferrari 225S GP Mário Val...
. Suzuki RGV 500 Kenny Robe...
. Williams FW 18 1986 - Um ...
. Yamaha YzR 500 cc 2001- U...
. Lotus 72 C 1970 - Um olha...
. Honda NSR 500 cc 2001 - U...
. Porsche 804 F1- Um olhar ...
. 179º Encontro de Clássico...
. March STP 711 - Um olhar ...
. Lotus 33 1965 Climax 1965...
. 179º Encontro de Clássico...
. Miniaturas do Circuito In...
. 178º Encontro de Clássico...
. 178º Encontro de Clássico...
. Luís Correia de Azevedo 2...
. 53º Circuito Internaciona...
. 178º Encontro de Clássico...
. III Perícia Cidade de Vil...
. III Perícia Cidade de Vil...
. III Perícia Cidade de Vil...
. 178º Encontro de Clássico...
. III Perícia Cidade de Vil...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. 177º Encontro de Clássico...
. 53º Circuito Internaciona...
. Exposição de miniaturas d...
. 53º Circuito Internaciona...
. Paulo Pinheiro no Autódro...
. 53º Circuito Internaciona...
. 177º Encontro de Clássico...
. 53º Circuito Internaciona...
. 53º Circuito Internaciona...
. Corridas de Vila Real 202...
. Desfile de carros de corr...
. Inscritos 24º Circuito In...
. Na Gomes uma exposição de...
. 9ª Rampa de Santa Marta p...
. Cartaz do Circuito de Vil...
. 9ª Rampa de Santa Marta p...