Ferrari BB - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Um Ferrari de Grande Turismo com motor central, em homenagem à Brigitte Bardot.
Modelo real
Para substituir o 365 GTB / 4, mais conhecido por conhecido Daytona, foi presentado no Salão de Turin em 1971, a Berlinetta Boxer mas que somente entrou em produção em 1973.
Desenhado por Pininfarina foi a primeira vez que a Ferrari comercializou uma viatura com motor central em seu nome.
O motor é um 12 cilindros mas sim um V12 a 180º de 4390c.c. duas árvores de cames á cabeça, quatro carburadores triplos e caixa de cinco velocidades central isso marcou uma grande mudança para a Ferrari porque a empresa mudou um layout de motor horizontalmente oposto para seu novo carro principal, daí o nome Berlinetta Boxer
A mudança para um 12-flat foi para alinhar os carros de produção com o que a equipe de Fórmula 1 da Scuderia estava fazendo (eles tinham 12s-flat desde 1970). Em termos práticos, os motores dos carros de corrida e de estrada eram de designs totalmente diferentes, mas a empresa poderia dizer que ambos eram de 12 cilindros.
Mais tarde Leonardo Fioravanti, designer da Pininfarina, em declarações à revista inglesa The Road Rat, contou como o BB acabou por conter uma discreta homenagem à icónica atriz francesa Brigitte Bardot.
O 365 GT4 BB foi atualizado como 512 BB em 1976, a lembrar o Ferrari 512. O nome 512 referia-se ao motor de 5 litros e 12 cilindros do carro; um desvio da prática estabelecida da Ferrari de nomear carros de estrada de 12 cilindros (como 365 BB) o motor foi ampliado para 4943 cc, com uma taxa de compressão aumentada de 9,2: 1. A potência caiu ligeiramente para 360 PS (265 kW; 355 HP), enquanto uma embreagem de placa dupla controlou o torque adicionado e facilitou o esforço do pedal. A lubrificação por cárter seco evitou a falta de óleo em curvas fechadas. O chassis permaneceu inalterado, mas os pneus traseiros mais largos (no lugar do 365 do mesmo tamanho nas quatro curvas) significaram que a pista traseira cresceu 63 mm.
Externamente era visível um novo spoiler frontal, incorporado no para-choque. Um duto NACA na lateral fornecia refrigeração para o sistema de exaustão. Na parte traseira havia agora luzes traseiras duplas e tubos de escape de cada lado, em vez de unidades triplas como no 365 GT4 BB.
Foram produzidos 929 modelos de 512 BB.
O K-Jetronic CIS da Bosch com injeção de combustível introduzido em 1981 foi o último da série. O motor com injeção de combustível produziu emissões mais limpas e ofereceu um melhor equilíbrio entre desempenho e dirigibilidade.
O Ferrari BB não se enquadrava nos regulamentos de segurança e emissões dos Estados Unidos ou Canadá. Enzo Ferrari acreditava que as regulamentações ambientais e de segurança emergentes e o limite de velocidade nacional de 55 MPH sugeriam que os carros de oito cilindros da empresa seriam suficientes no mercado americano.
Foram produzidos 1007 Ferrari 512 BBi produzidos.
No total foram feitos 2.323 exemplares entre 1973 e 1983
Modificação na miniatura
Miniatura
Levanta a mala e o capô para ver o motor.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série Gam 1
Referencia nº 44 - 10/76
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País - França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Rolls Royce Phanton III c...
. McLaren M26 - Um olhar so...
. Bugatti Atalante 1939 - U...
. 152º Encontro de Clássico...
. Lola T 70 P 101 BRM MK 3 ...
. Blitzen Benz o Benz de re...
. Brabham Alfa Romeo BT 46 ...
. BMW 2002 TI Alpina Gr2 Ma...
. Porsche 917/10 Can Am Bru...
. Alfa Romeo T 33/TT/12 Red...
. 152º Encontro de Clássico...
. Nash Healey Le Mans 1950 ...
. BMW 320i Jagermeister - U...
. Mini Cooper Grupo 5 - Um ...
. Lotus 78 Formula 1 John P...
. Lancia Stratos HF de velo...
. Porsche Aurora RSR - Um o...
. 152º Encontro de Clássico...
. Toyota Celica Rally - Um ...
. Talbot Tagora - Um olhar ...
. Fiat 12 HP 1902 - Um olha...
. Porsche Carrera RSR Robet...
. 152º Encontro de Clássico...
. BMW 320 Grupo 5 - Um olha...
. Benz HP 200 Corsa Blitzen...
. BMW 2.8 CS Alpina - Um ol...
. Austin Healey LM 1953 - U...
. Porsche 917/10 Can Am - U...
. Lamborghini Countach - Um...
. Porsche 935 com faróis Va...
. 151º Encontro de Clássico...
. Miguel Oliveira Fim de se...
. Ford Mustang - Um olhar s...
. Citroen DS curto - Um olh...
. As equipas começam a apre...
. Duesenberg Modelo SJ - Um...
. Porsche 917 10 Can Am - U...
. Lola T 280 Jo Bonnier 197...
. 51º Circuito Internaciona...
. Porsche 930T "Meccarillos...
. 151º Encontro de Clássico...
. Alpine Renault A 440/2l -...