Depois do sabonete, a banheira Taunus - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Taunus 17M e 20M (P5) 1964-1967 esteve na III Exposição de Miniaturas e Fotografias do CAVR no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Vila Real de 29/6 a 16/7/1990
Modelo real
A década de 1960 o estilo do novo Taunus 17M foi anunciado como tendo uma "Linie der Vernunft" que se pode traduzir como uma "forma racional", ao estilo agora fora de moda do antigo Taunus 17M. O carro foi anunciado como "Zum Fahren geboren. Zum sparen gebaut" (Nascido para conduzir. Construído para poupar/economizar).
O Ford Taunus 17 M foi produzido pela Ford Alemanha entre setembro de 1960 e agosto de 1964. O nome Taunus 17M introduzido em 1960 é geralmente identificado, como o Ford Taunus P3, o terceiro Ford alemão recém-projetado a ser lançado após a guerra.
A imprensa, aparentemente ajudou, para encontrar um epíteto adequadamente desrespeitoso para descrever o primeiro Taunus 17M foi a mesma que apelidou o novo 17M de 1960 como "Badewannetaunus" (Banheira Taunus),
O Ford Taunus P5 ou seja o quinto projecto realizado pela Ford-Werke de Köln após o fim da Segunda Guerra Mundial) foi um carro de classe média alta da Ford Alemanha, fabricado de agosto de 1964 a dezembro de 1967. As designações de venda foram Taunus 17M e Taunus 20M . O "M" significava "obra-prima".
Uma nova carroceria e uma maior distância entre eixos foi desenvolvida para o P5 que continua com tracção traseira. o coeficiente de arrasto (c w ) é reduzido de 0,394 para 0,374 em relação ao P3 . As características do chassis incluem suspensão de haste independente em montagens MacPherson, triângulos e barra estabilizadora na frente e um eixo rígido na roda traseira. As molas helicoidais foram projetadas para serem mais marteladas na frente, com uma barra estabilizadora mais rígida. De acordo com a especificação de fábrica, a inclinação da curva é reduzida para 40%. Uma geometria de direção modificada reduz o círculo de giro para 0,8 m, dependendo da maior distância entre cada um.
O carro estava disponível como sedan de duas ou quatro portas e como carrinha de três ou cinco portas (Tournament) e duas portas como coupé hardtop de quatro lugares com janela traseira plana, teto mais curto e teto 35 mm mais baixo. A Deutsch produziu um cabriolet em pequenas quantidades
Disponibilizado com motores V4 1,5 e 1,7 l V6 2,0l
A Deutsch produziu um cabriolet em pequena series.
A série P5 foi substituída pelo Ford P7 em Agosto de 1967 .
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais e giram para dar a volta.
Fabricante Dinky Toys
Série
Referencia nº154 preço
Material – zamac
Material da placa de base – metal
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - Engalnd
Anos de fabrico a
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