Terça-feira, 24 de Agosto de 2021

De Tomaso Pantera- Um olhar sobre as minhas miniaturas

De Tomaso Pantera- Um olhar sobre as minhas miniaturas

307ª – De Tomaso Pantera GT 4 Norev

A versão da Norev do De Tomaso Panters GTS  nº 30 de Le Mans 1972 da Scuderia Montjuich bem conhecida dos Vila-realenses e do seu piloto José Juncadella acompanhado por Fernando de Baviera

Modelo real

O Pantera é um modelo esportivo da De Tomaso produzido de 1971 a 1993 que utiliza os motores V8, da Ford.

O chassis THPNMR02823 foi um dos doze Panteras do Grupo 4 construídos para a temporada de 1972.

Acabado a 7 de Abril de 1972, o chassi 2823 era um carro para a Escuderia Montjuich e como a equipe de Barcelona tinha três entradas garantidas para as 24 Horas de Le Mans de 1972, Alessandro de Tomaso fechou um acordo que viu dois Panteras correrem em La Sarthe sob a bandeira da Escuderia Montjuich.

A primeira corrida era os 1000 km de Monza em 25 de abril e o industrial e patrono da Escuderia Montjuich, Jose Juncadella, um amador experiente foi acompanhado pelo jovem Fernando de Bavieria. Todo o evento disputado em condições de chuva torrencial e ambos os pilotos tiveram que marcar um tempo a 123% do homem do pole. De Baviera foi um dos 20 que não foi selecionado e o Pantera não pode alinhar.

A próxima e única outra aparição do chassi 2823 em 1972 ocorreu nas 24 Horas de Le Mans a 10 e 11 de Junho.

Os primeiros cinco Panteras do Grupo 4 foram inscritos e tiveram novos motores de 500bhp vindos da Ford. Os problemas de juventude do carro começaram então a ficar evidentes. Infelizmente, três dessas unidades falharam nos treinos de quarta e quinta-feira, incluindo a de 2823 que superaqueceu. Um motor de 440 cv menos potente foi equipado para a corrida e que largou em 49º em um grid de 55 carros. O melhor dos Panteras foi a entrada franco-britânica em 37º. A pole da classe GT foi para o Greenwood Chevrolet Corvette em 16º.

O De Tomaso Pantera nº 73 de Sergio Morando/Vincenzo Cazzago /Enrico Pasolini e Giampiero Moretti não se qualificou.

O primeiro abandono do Pantera nº 33 Guy Chasseur/ Jean Vinatier á 2º hora

Nº 30 José Juncadella Fernando de Baviera 9º hora

Nº 31 Herbert Mueller Cox Rokher 19 hora

Um Pantera terminou em Le Mans em 1972 nº 32 Jean-Marie Jacquemin/Yves Depres que ficou em 16º lugar geral e oitavo na classe GT.

Após o evento, o 2.823 retornou à fábrica para pequenos reparos.

Mais dois carros foram montados no final do ano, o que elevou a produção total para 14 unidades.

Alguns carros do Grupo 3 foram modificados para as especificações do Grupo 4 por pilotos privados

IMG_20210823_172416.jpg

IMG_20210823_172436.jpg

IMG_20210823_172455.jpg

IMG_20210823_172708.jpg

Miniatura

Em plástico série D

Abre o porta-malas e levanta o capô para ver o motor.

Motor e interior detalhado

Sem suspensão.

As rodas são de plástico e comuns aos da marca.

Fabricante Norev

Série Metal

Referencia nº 829

Material – zamac

Material da placa de base – plástico

A base está cravada à carroçaria

Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.

País – França

Anos de fabrico 1973 a


publicado por dinis às 02:12
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



24
25
26
27
28
29
30

31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. VW Dragster - Um olhar so...

. Porsche Carrera 6 Campeão...

. Ferrari 312 PB - Um olhar...

. Porsche Aurora Carrera 6 ...

. Austin London Taxi - Um o...

.  Austin Mini 1275 GT - Um...

. Rolls Royce Silver Shadow...

. Lotus Elan  - Um olhar so...

. Citroen Maserati - Um olh...

. Ligier JS2 - Um olhar sob...

. Osi Daf City- Um olhar so...

. Peugeot 404 - Um olhar so...

. Monteverdi 375l- Um olhar...

. Rally de Portugal Históri...

.  Lola T 290 Claude Swietl...

. Fiat 2300 S coupé Norev -...

. Rally de Portugal Históri...

. Alfa Romeo Giulia GTV 200...

. Rally de Portugal Históri...

. Lamborghini Marzal - Um o...

. Rally de Portugal Históri...

. Renault R17 Rali de Marro...

. Alfa Romeo T 33 TT 12 - U...

. Minissima Town car - Um o...

. 145º Encontro de Clássico...

. Icsunonove Dallara - Um o...

. 145º Encontro de Clássico...

. Lotus 47 John Miles - Um ...

. Fuchs Racing - Um olhar s...

. Stutz Bearcat 1931 - Um o...

. Jeep da Champion - Um olh...

. Datsun 260 Z - Um olhar s...

. Citroen GS Camargue Berto...

. Mercury Cougar - Um olhar...

. Rampa de Santa Luzia 2021...

. Ford Escort Mk2 - Um olha...

. Delage D8 120 Carrosserie...

. Mercedes Benz 250 coupé -...

. Rampa de Santa Luzia 2021...

. Rolls Royce Silver Ghost ...

. Porsche 917/10 Interserie...

. Morgan Sport Aperta - Um ...

. Rampa de Santa Luzia 2021...

. Opel Ascona Rallye - Um o...

. Rampa de Santa Luzia 2021...

. Riley MPH 1934 - Um olhar...

. Volvo 66 DL- Um olhar sob...

. Rampa de Santa Luzia 2021...

. Ferrari 512 S Spyder 1970...

. 144º Encontro de Clássico...

.arquivos

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub