De Tomaso Pantera- Um olhar sobre as minhas miniaturas
A versão da Norev do De Tomaso Panters GTS nº 30 de Le Mans 1972 da Scuderia Montjuich bem conhecida dos Vila-realenses e do seu piloto José Juncadella acompanhado por Fernando de Baviera
Modelo real
O Pantera é um modelo esportivo da De Tomaso produzido de 1971 a 1993 que utiliza os motores V8, da Ford.
O chassis THPNMR02823 foi um dos doze Panteras do Grupo 4 construídos para a temporada de 1972.
Acabado a 7 de Abril de 1972, o chassi 2823 era um carro para a Escuderia Montjuich e como a equipe de Barcelona tinha três entradas garantidas para as 24 Horas de Le Mans de 1972, Alessandro de Tomaso fechou um acordo que viu dois Panteras correrem em La Sarthe sob a bandeira da Escuderia Montjuich.
A primeira corrida era os 1000 km de Monza em 25 de abril e o industrial e patrono da Escuderia Montjuich, Jose Juncadella, um amador experiente foi acompanhado pelo jovem Fernando de Bavieria. Todo o evento disputado em condições de chuva torrencial e ambos os pilotos tiveram que marcar um tempo a 123% do homem do pole. De Baviera foi um dos 20 que não foi selecionado e o Pantera não pode alinhar.
A próxima e única outra aparição do chassi 2823 em 1972 ocorreu nas 24 Horas de Le Mans a 10 e 11 de Junho.
Os primeiros cinco Panteras do Grupo 4 foram inscritos e tiveram novos motores de 500bhp vindos da Ford. Os problemas de juventude do carro começaram então a ficar evidentes. Infelizmente, três dessas unidades falharam nos treinos de quarta e quinta-feira, incluindo a de 2823 que superaqueceu. Um motor de 440 cv menos potente foi equipado para a corrida e que largou em 49º em um grid de 55 carros. O melhor dos Panteras foi a entrada franco-britânica em 37º. A pole da classe GT foi para o Greenwood Chevrolet Corvette em 16º.
O De Tomaso Pantera nº 73 de Sergio Morando/Vincenzo Cazzago /Enrico Pasolini e Giampiero Moretti não se qualificou.
O primeiro abandono do Pantera nº 33 Guy Chasseur/ Jean Vinatier á 2º hora
Nº 30 José Juncadella Fernando de Baviera 9º hora
Nº 31 Herbert Mueller Cox Rokher 19 hora
Um Pantera terminou em Le Mans em 1972 nº 32 Jean-Marie Jacquemin/Yves Depres que ficou em 16º lugar geral e oitavo na classe GT.
Após o evento, o 2.823 retornou à fábrica para pequenos reparos.
Mais dois carros foram montados no final do ano, o que elevou a produção total para 14 unidades.
Alguns carros do Grupo 3 foram modificados para as especificações do Grupo 4 por pilotos privados
Miniatura
Em plástico série D
Abre o porta-malas e levanta o capô para ver o motor.
Motor e interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico e comuns aos da marca.
Fabricante Norev
Série Metal
Referencia nº 829
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está cravada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – França
Anos de fabrico 1973 a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 54ª Circuito Internaciona...
. 54ª Circuito Internaciona...
. Paddock do Circuito inter...
. Circuito Internacional de...
. Desfile de Clássicos na A...
. As novas cores da rotunda...
. Ford Taunus 17 MP3 Cabrio...
. Vamos dar uma volta ao ci...
. Rafael Lobato e o Toyota ...
. As garagens particulares ...
. Auto Union Typ C - Um olh...
. Renault Clio S1600 - Um o...
. Porsche 911 GT3 Cup - Um ...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 1490ª – Fiat 600 Jolly Ca...
. Assim vale apena ver as m...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. 188º Encontro de Clássico...
. Lancia Fulvia 1972 - Um o...
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Um outdoor a anunciar as ...
. Ford RS 200 K Grundel - U...
. Porsche 911 Carrera 4 S 1...
. Mercedes 180D 1962 - Um o...
. Renault 12 Break - Um olh...
. Toyota Celica 4WD 1983 - ...
. Talbot Sumbean Lotus G. F...
. As minhas 24 horas de Le ...
. 188º Encontro de Clássico...
. Porsche 911GT! Le Mans 19...
. Austin FX4 Dublin 1980 - ...
. Ford Escort RS Cosworth 1...
. Novas cores para as antig...