De Dion, Bouton 1894 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
A prenda de Natal 1984
De Dion, Bouton e Trépardoux
Modelo real
O Marquês Jules-Albert de Dion,em 1881 ao passar por uma vitrine de brinquedos científicos, viu um pequeno brinquedo cientifico que chamou a sua atenção e logo pediu aos fabricantes que lhe construíssem uma outra.
Era a oficina dos engenheiros Bouton e Trépardoux na Passage de Léon, perto da "Rue de la Chapelle" em Paris que há muito sonhavam em construir um carro a vapor, mas nenhum os dois podia pagar.
De Dion, já fascinado pelo locomotivas a vapor e com muito dinheiro, formaram a De Dion, Bouton e Trépardoux em Paris em 1883.
A corrida Paris Rouen organizada pelo Petit Journal foi uma competição aberta a todos os tipos de veículos desde que não sejam perigosos, sejam facilmente controlados pelo motorista e não custem muito para correr.
A maioria dos estranhos veículos nem sequer apareceu na corrida preliminar realizada no dia 18 de Junho em Neuilly, onde dos 102 inscritos ficaram 26. E no dia 20 de junho nos subúrbios de Paris o novo processo eliminatório reduziu-os para 17.
Com sucessivos arranjos apresentaram-se para a corrida 21 "carruagens sem cavalos" com uma pausa para almoço em Nantes exactamente a meio do percurso.
Para a primeira corrida do mundo, a partida foi dada às 8 horas da manhã de22 de julho de 1894 com o carro a vapor do Marquês De Dion assumir a liderança seguido de Peugeot e Panhard.
No final De Dion chega em primeiro, à média de 18,7 km/h (11,6 mph) nom percurso de 126 km (78 mi), mas foi desclassificado pelo Júri sendo a vitória atribuída ex-aequo a um Panhard et Levassor e um Peugeot.
O carro do Conde foi desclassificado em vista as exigências de economia e facilidade de direcção, estabelecidas no regulamento.
O primeiro De Dion pesava duas toneladas, consumia 812kg de água e combustível e exigia duas pessoas, motorista e foguista para se manter em movimento.
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Miniatura
É um nodelo articulado..
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Rio
Série Automobili dépoca
Referencia nº30 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Itália
Anos de fabrico a
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