Citroen Méhari - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1315ª – Citroen Méhari 1968 - Carros inesquecíveis Salvat Les Jouets Solido
Citroen Méhari cor de laranja, mas os faróis são redondos.
O dromedário da estrada.
892ª – Citroen Mehari Norev
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-mehari-um-olhar-sobre-as-1681293
Modelo real
Roland de la Pope intuiu a possibilidade de fabricar um veículo de ócio com um preço e manutenção redizída. a ideia inicial era comercializar um Kit de material plástico que o próprio comprador pudesse montar em cima de um 2CV.
Jean-lois Barrault começou o seu estude em 1967.e apresentou vários esboços inspirados no Jeep,
A sua equipa com Jean Darpin e Daniel Raud fabricaram o protótipo que depois de apresentado ao directores da Citroen que imediatamente decidiram incluí-lo na gama Citroen.
A Citroen recebeu mais de 500 pedidos o que surpreendeu Barrault que não esperava fabricar msi de 200 exemplares por ano.
O novo modelo estava disponível entre outras cores Vermelho Hopi, Bege Calaari e verde montana, era na realidade , simplesmente um chassis Citroen 2cv em cima da qual foi entalada uma carroceria de material sintético termoformada em ABS( Acrylonitrilo Butadieno Estireno) uma espécie de banheira instalada em cima de um chassis tubular.
Apresentado em pleno Maio de 1968 em França com os jornalistas mais interessados no que se estava a passar no Quartier Latin do que nas praias de Deauville foi por isso o ambiente escolhido pela Citroen para admirar pela primeira vez a derivação do 2CV com o nome do dromedário. Os modelos de pré serie naquele dia tinham um só banco grande a frente e e cores muito vivas.
Em 1969 no Rali Liege- Dakar- Liege participaram 25 Méhari organizado pelo Sr. Dethier do Royal Automobile Club Junior de Liège.
De Liège a Dakar, entre 6 de julho e 2 de agosto de 1969, 100 jovens embarcaram numa aventura de 15.000 km, incluindo 4.400 através do Saara, a bordo de 25 Meharis.
De 6 de agosto a 3 de setembro, outros 100 jovens partem desta vez de Dakar para Liège ao volante do mesmo méhari.
Berliet freta 4 caminhões L62 RM3 para a logística do ataque. Citroën, Michelin e Total também ajudaram a expedição a decorrer sem problemas.
Uma carrinha DS serve como ambulância e alguns Land Rover 109 série 2 para assistência rápida.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido Salvat
Série Carros inesquecíveis Salvat - Les Jouets Solido
Referencia nº 24 - 31 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em Blister plástico transparente
País – França
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