Citroen GS Birotor - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1359ª – Citroen GS - Carros inesquecíveis Salvat Les Jouets Solido
Um carro fantástico e uma experiência falhada e como é uma miniatura, imaginar ..
Ainda abre as portas, tal como o
196ª – Citroen GS Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-gs-solido-um-olhar-sobre-as-1207355
do qual é uma cópia
342ª – Camargue Bertone Norev
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-gs-camargue-bertone-um-olhar-1299655
Modelo real
Citroen GS Birotor
A Citroen, na joint venture com a NSU e a Wankel em 1964, para formaram a Comotor SA no Luxemburgo, e uma fábrica em Altforweiler, na Alemanha, para desenvolver motores rotativos.
A NSU já tinha apresentado em 1963, em Frankfurt: o belo NSU Wankel Spider e voltaram a sê-lo com o NSU RO 80 em 1967. A cooperação continuou até 1969, sté s Volkswagen assumir o controle da NSUe abandonar o projecto.
Foi então apresentado o Citroën M35, um coupé 2+2 derivado do Ami 8, com motor de pistão rotativo da Comotor, montado na Heuliez de 1969 a 1971, em 267 exemplares, vendidos com a condição de fazerem pelo menos em 30.000 km por ano, relatar regularmente sua experiência e os devolver à Citroën para serem examinados e destruídos.
Pouco satisfeita com o motor de rotor único, continuou o investimento na Comotor para construir um motor de dois rotores “Birotor”, que produzia 107 cv ou seja 47 cv a mais que o GS 1220 Club.
A segunda tentativa de lançar um motor Wenkel foi coloca-lo no Citroen GS, eleito Carro do Ano de 1971, mas como o motor só cabia transversalmente, obrigou a um subchassi diferente, de esteira mais larga e arcos de roda também mais largos o escapamento modificado, o friso dianteiro e pesava 290 kg a mais que o GS.
O motor Comotor 624 de dois rotores de 497,5 cc cada, totalizava 995 cc, desenvolvia 107cv, acoplado a uma caixa semiautomática C-Matic de três velocidades, chegava aos 100 km/h em 13 segundos e atingia os 175 km/h de velocidade máxima. em plena crise energética, tinha um consumo médio era de 12 a 20 litros aos 100 Km
Apresentado em 1973 em conjunto com o Citren SM, apresentava os arreliadores problemas da parede da carcaça do rotor, no Birotor continuaram e a vedação do rotor a desgastarem-se rapidamente, apesar da bomba adicional que ajudou a lubrificar as vedações. Alem de ser problemático no cidade, com as velas de ignição a sujarem-se e causar um passeio bastante irregular, e um elevado consumo de combustível na cidade.
O Birotor produzia um som muito parecido com o quatro cilindros normal, disponível nas cores castanha, bege ou com raras excepções, em dois tons.
Era quase tão caro quanto o Citroën DS 20, e custava 67% a mais que o GS 1220 Club; razão para a produção de apenas 847 exemplares construídos entre 1974 e 1975.
A Citroën ordenou a recolha dos Birotors existentes logo após sua fusão com a Peugeot, com os carros a serem recolhidos nas concessionárias para que seus motores ficassem inoperantes por meio de um furo na carcaça de alumínio do rotor.
As vantagens do motor rotativo Wankel não conseguiam superar as suas muitas desvantagens e, com a cessação da produção do Birotor em 1975, o fim do NSU Ro80 em 1977 fez com que o motor Wankel de fabricação europeia terminar.
Na Hungria Tamás Pásztor, com os recursos de sua própria oficina de carros clássicos, restaurar o 690º Birotor produzido, que se encontrava em Valréas, no sudeste da França
Miniatura
Abre as portas dianteiras
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido Salvat
Série Carros inesquecíveis Salvat - Les Jouets Solido
Referencia nº 32 nº193 – 2/72 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em Blister plástico transparente
País – França
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