Citroen DS curto - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Dois protótipos estreados no Rali TAP 1972
Citroen DS Proto Coupé Francisco Romaozinho
Modelo real
O design desta parte traseira com formas coupé "fastback" deve-se às oficinas Pichon-Parat, O DS Prototype foi equipado com uns alargamentos na frente permitindo a instalação de novas rodas de resina Michelin RR, preparadas para o SM
Francisco Romaozinho treinou o rali de Portugal no novo Citroen DS23 de grupo 2, mas para o Rali a Citroen entregou-lhe um DS Proto coupé do grupo 5, um protótipo aparentemente mais competitivo mas pouco experimentado e era o seu primeiro rali e Romãozinho também não estava habituado ao carro, sem contar com os problemas de juventude.
Entre os 122 participantes, em 11 de outubro de 1972, estavam então três Citroën oficiais, Bochnicek com um DS 21 grupo 2 e Björn Waldegaard ao volante também de um Citroen proto SM, também a estrear-se em competições.
Os participantes vindos de sete cidades chegaram a Bragança na manhã de 11 de outubro de 1972 as 11horas para 15 minutos depois partirem rumo a Ofir.
Na segunda etapa Ofir - Estoril Bochnicek, após sair da pista, classifica-se á em 92º e Waldegaard estava no 93º lugar devido a problemas de suspensão.
No 5º Etapa Porto Estoril Francisco Romãozinho recupera até´ ao 6º lugar. Entretanto os seus companheiros de 92º e 93´lugar ficando em terceiro e quarto lugar na especial. O português também reforçou-se com um magnífico 4º tempo na 5ª especial, Romãozinho abandona devido a um incidente eléctrico, a mesma causa que mais tarde provocou a desistência do austríaco Richard Bochnicek.
Somente 21 carros conseguiram terminar o Rally e a vitória foi para o BMW 2002 TI de Achin Warmbold e o SM protótipo de Björn terminou num honroso 3º lugar, o primeiro do grupo 5.
Modificação na miniatura
A miniatura da Norev foi cortada logo a seguir à porta da frente e novamente um pouco antes da porta traseira.
Abertos os guarda-lamas traseiro e cortado o para-choques foi feita a traseira em barro plástico.
As rodas foram substituídas por umas da Norev.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Norev
Série Jet Car Metal
Referencia nº 356
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País - França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 51º Circuito Internaciona...
. Porsche 935 Aurora Rufino...
. Alfa Romeo GP 158, primei...
. Lancia Stratos HF Safari ...
. Volkswagen Golf Gti - Um ...
. GRD S-73/072 - Um olhar s...
. Rolls Royce Phanton III C...
. II Perícia de Vila Real 2...
. Exposição de Veículos Ant...
. Porsche 911 2.8 Carrera R...
. Chrysler 180 - Um olhar s...
. Lancia 037 Rallye - Um ol...
. II Perícia de Vila Real 2...
. Bugatti Type 44 1927 - Um...
. Rampa de Santa Marta 2022...
. Aurora Porsche RSR Antóni...
. Cristiano Sá Fernandes 16...
. Citroen SM Proto encurtad...
. Volkswagen Golf - Um olha...
. Porsche 908/2 Flunder Le ...
. Rampa de Santa Marta 2022...
. Ferrari T3 1978 - Um olha...
. Vitória Portuguesa em Le ...
. Volkswagen Scirocco Group...
. XXII Passeio Aleu - 10 Ju...
. Citroen 11 Paris Dakar 19...
. BMW 320 Gr.5 Roy Lichtens...
. AAV- Auto Avio Costruzion...
. Porsche 936/78 - Um olhar...
. 153º Encontro de Clássico...
. Bugatti Type 41 ou Royale...
. Porsche Carrera RSR Rober...
. Opel Kadett GTE Rallye Mo...
. Festival aéreo e Vanderha...
. Ford 999 72hp 1902 Barney...
. BMW 2002 Schnitzer Rodens...
. MG A 1600 - Um olhar sobr...
. General Grand Prix Buchet...
. Fiat 519S 1823 - Um olhar...
. Porsche 935 Giannone - Um...
. Rolls Royce Phanton III c...
. McLaren M26 - Um olhar so...
. Bugatti Atalante 1939 - U...
. 152º Encontro de Clássico...