Citroen DS 19 curto - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Citroen DS 21 Rali de Marrocos 1969 1º Bob Neyret- Terramorssi
Protótipo de Bob Neyret e a semelhança com o Citroen DS Coupe Ricou 1959
Modelo real
O Citroen ID/DS conhecido como Boca de Sapo foi fabricado entre 1955 e 1975
O primeiro DS foi lançado em Outubro de 1955 (Deésse ou Deusa) sucedendo ao Traction Avant normale e 2 anos depois no Salão de Paris surge o modelo ID (que significa Idée ou Idéia) para substituir o ao Traction Avant normale, segundo a imprensa francesa o modelo DS estava 20 anos a frente de qualquer outro carro e foi equipado com o motor do Traction Avant, ou seja, um motor de 1911cc, com 70hp a 4.500rpm.
A primeira vitória de um ID 19 aconteceu no rali de Monte Carlo de 1959 com a equipa Coltelloni-Alexandre-Desrosiers. Este resultado leva à decisão da Citroën de participar na competição.
Em 1963 a Citroen cria um departamento dedicado à competição automóvel supervisionado por René Cotton
Com uma aparência de Citroen DS Coupe Ricou de 1959 os protótipos DS eram cortados 60 cm na plataforma, entre os dois eixos, e retiradas as portas traseiras e o tejadilho era rebaixado e um motor mais potente.
As capacidades do DS são conferidas pela sua suspensão hidráulica, equilíbrio do chassis e baixo peso compensam a falta de potência.
Em 1966, a Citroën aumenta a cilindrada ao eterno quatro cilindros para 2175 cm3, adota a injeção potência e a potencia aumenta 125 cv.
Bob Neyret um dentista de Grenoble, corredor semiprofissional teve a sua primeira vitória em 1962 com um DS19, destacando-se em condições difíceis integra a equipe Citroën .
Com o DS 21 encurtado em 53 cm e 500 kg a menos que o DS convencional e 115 cavalos ocupa o 12º lugar no Rally de Marrocos em 1968.
Modificação na miniatura
A miniatura da MetOsul foi cortada logo a seguir à porta da frente e novamente um pouco antes da porta traseira.
Abertos os guarda-lamas traseiro e cortado o para-choques.
As rodas foram substituídas. por umas da Norev.
Miniatura
A miniatura da MetoSul foi cortada logo a seguir à porta da frente e novamente um pouco antes da porta traseira.
Interior detalhado
Sem suspensão.
Fabricante MetoSul
Série
Referencia nº 2
Material – zamac
Material da placa de base – zamac
A base está cravada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...
. Mercedes-Benz 540k 1936 C...
. Renault 4 cv 1950 - Um ol...