Terça-feira, 22 de Agosto de 2023

Citroen dois cavalos - Um olhar sobre as minhas miniaturas

Citroen dois cavalos - Um olhar sobre as minhas miniaturas

942ª – Citroen 2CV 1948 Closed roof Vitesse

Um catálogo em formato peque vinha com a miniatura

Modelo real

Naquela quinta-feira, 7 de outubro de 1948, a Citroën apresentou o 2cv à imprensa a particulares no Salão Automóvel de Paris. O 2cv surpreende e choca mais do que seduz. Além das suspensões incrivelmente macias, o mais novo em espinha surpreende pela sua linha, muito típica de antes da guerra com pára-lamas marcados e faróis não integrados numa época em que a moda era a linha de pontões, com os faróis integrados nos pára-lamas com o estilo dos automóveis americanos da época. Aliás, saiba que o outro grande Citroën da época, o Traction Avant, também começa a sofrer com a falta de modernidade estética…

O sucesso chega rapidamente ao ponto de encontro e a partir de 1952 é preciso esperar 5 anos para ter o seu 2cv. Em Levallois, onde é produzido o 2cv, depois de um arranque difícil, a corrente funciona a todo vapor e ainda assim não é suficiente para evitar listas de espera.

Do lado técnico, o 2cv Tipo A tem suspensão de braço e acima de tudo está equipado com batedores de inércia que mantêm a roda plana no solo aconteça o que acontecer.

O novo motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar com cilindrada de 375 cc, desenvolvendo 6,6 kW (9 cv).

Com apenas 1 farol traseiro e limpa pára-brisas com acionamento por cabo do velocímetro (a velocidade de limpeza depende da velocidade de condução

Nos protótipos, a transmissão tinha uma marcha à ré e três marchas à frente, na série foi adicionado um overdrive, que era marcado com “S” no padrão de mudança e só podia ser trocado a partir da 3ª marcha.

Foi possível iniciar todos os modelos com manivela.

O  Citroën 2CV tinha uma potência de 9 cv e a sua velocidade máxima rondava os 70 km/h. Isso dificilmente permite que o carro atinja 65 km/h, desde que seja conduzido em uma estrada plana e sem vento contrário. No entanto, esta baixa potência beneficia o consumo de cerca de 6 l/100 km, um valor irrisório para a época.

Este primeiro 2cv evoluirá muito pouco esteticamente. Os primeiros anos foram de facto dedicados ao desenvolvimento do 2cv e ao aumento da produção. Única evolução estética, as divisas inseridas em oval foram abandonadas em junho de 1952 por divisas sem oval.

Um dia comecei a deixar as miniaturas protegidas do pó … assim voltou para a caixa o seu túmulo.

E hoje surgiu ns bancas a segunda edição dos Veículos Militares da Altaya

IMG_20230822_165445.jpg

IMG_20230822_165452.jpg

IMG_20230822_165500.jpg

IMG_20230822_165513.jpg

IMG_20230822_165643.jpg

IMG_20230822_165655.jpg

IMG_20230822_170100.jpg

Miniatura

Interior detalhado

Sem suspensão.

As rodas são de plástico de acordo com as originais.

Fabricante Vitesse

Série

Referencia nº 520 -1 preço

Material – zamac

Material da placa de base – plástico

A base está aparafusada à carroçaria

Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.

País - Portugal

Anos de fabrico  a

 

 

 


publicado por dinis às 19:41
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17
18


30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Alfa Romeo 2000 GTV Vila ...

. Ayrton Sena da Silva, a l...

. Fiat 500 - Um olhar sobre...

. Wolseley Hornet - Um olha...

. McLaren MP4/6 F1 1991 - U...

. Bentley vence o comboio -...

. Citroen 2cv Azlp Malle Bo...

. Delahaye Victoria 1901 - ...

. Bugatti 57 S Atalante Cab...

. Riley Elf  - Um olhar sob...

. Seat 600 - Um olhar sobre...

. Mc Laren Honda MP4/5B - U...

. Decauville Vis á vis 1901...

. Delahaye 135 M 1939 nacio...

. Bugatti 22 “Brescia” de V...

. Mercedes Benz 190 E 2.3 1...

. Fernando Morais, 2023

. Volkswagen Open Cabriolet...

. Um “Jacto” de Corrida - U...

. Ferrari Testarossa um bes...

. MGB GT 1965 - Um olhar so...

. Mc Laren Honda - Um olhar...

. Hebmüller Cabriolet - Um ...

. 169º Encontro de Clássico...

. Ferrari de ralis - Um olh...

. Volvo 440 - Um olhar sobr...

. Lotus 107 B Pedro Lamy - ...

. Elizabeth Junek Bugatti T...

. Álvaro Parente 1932 2023

. Mc Laren F1 Ayrton Sena d...

. Renault 4 L - Um olhar so...

. Voiturette de Louis Renau...

. Lotus de Pedro Lamy - Um ...

. Bugati T 57 Atalante - Um...

. Ferrari P2 - Um olhar sob...

. Volkswagen KdF Kommandeur...

. Ford V 8 1935 police  rex...

. Ferrari 348 TB - Um olhar...

. Jorge Carpinteiro - 2023

. Mercedes Benz SL da Diana...

. 168º Encontro de Clássico...

. Matra Simca Tour de Franc...

. Mercedes Benz - Sauber C1...

. Ferrari GTO Evolution - U...

. Ford Sierra Cosworth Vila...

. Mercedes Benz 220 SE - Um...

. Jaguar SS 100 - Um olhar ...

. Bugatti - 57s Roadster Ca...

. 168º Encontro de Clássico...

. Autocarro da Carris - Um ...

.arquivos

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub