Citroen 2CV Pop Cross - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Pop Cross, um desporto para todos
Citroen 2CV Pop Cross Mira Amaral 1º no Iº Pop Cross Internacional do Porto 1975
Eram provas muito interessantes. Os carros andavam pouco, mas a graciosidade com que descreviam as curvas ou tentavam ultrapassar, proporcionavam imagens hilariantes inesquecíveis. O pior era o pó, não havia nada que refrescasse o inúmero púbico presente.
O primeiro Pop Cross em Portugal foi em Elvas em 1973 econtou com um elevado número de participantes que em conjunto com alguns especialista estrangeiros, proporcionaram um espetáculo inédito entre nós onde certamente muitos dos expectadores não se terão arrependido de não ter levado o seu 2CV, Dyane ou Mehari. 11 equipas portuguesas foram a Sevilha onde tiveram um plano de evidencia Santinho Mendes foi Terceiro na super final e Hermínio Martins que com o Mehari foi sexto e o premio simpatia.
Alicante contou com a presença de sete pilotos nacionais na primeira prova do Trofeu Ibérico de 1975 mas, no primeiro Pop cross Internacional do Porto a 7 e 8 de Junho na Pasteleira um local muito conhecido de aceleras Mira amaral venceu a primeira final de 400. Na final mista foi 8º onde José Gomes foi o melhor português.
Modelo real
Como escrevia José Pinto:
“(…)Chegou a ser incrível todas as peripécias que o nosso “AUTOMUNDO” – 2cv” fez, para chegar á vitória tomando em linha de conta que o seu motor tem dezoito (18) anose não está “aldrabado” como muito boa gente deverá ter pensado: nas primeiras voltas parecia uma “Bomba “, depois perdia um pouco de fólego sendo quase necessário empurrar com o pé… para o pobre automóvel andar mais qualquer coisita. (…)“
Modificação na miniatura
A versão mais recente com 3 janelas laterais que conta com a versão normal e uma de Pop Cross com o coelhinho da Playboy servem para fazer a miniatura da Auto Mundo pilotada por Mira Amaral e baseada na capa da mesma revista nº 23 de 1 a 15/10/1975 e na Rubrica Lazeres
Depois de desmontada e retirados os vidros e despojado de interiores, foi feito o rol bar colocado o banco e o volante.
Os guarda-lamas foram limados de acordo com os regulamentos.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Levanta o capô para ver o motor.
Sem suspensão.
As rodas têm pneus de borracha de acordo com as originais.
Fabricante Auto Pilen
Referencia nº 511 - 2/74
Material – zamac
Material da placa de base – zamac
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em vitrine plástica transparente sobre uma base.
País – Espanha
Anos de fabrico 1974 a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...
. Mercedes-Benz 540k 1936 C...
. Renault 4 cv 1950 - Um ol...