Citroen 2CV /Bimoteur - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1136ª – Citroen 2CV Sahara 4x4 1960 Vitesse
Citroen 2CV Sahara 4x4/Bimoteur open 1960
Se um falhasse, o outro podia leva-lo até ao destino.
Modelo real
A colocação de dois motores no Citroen 2CV já havia sido feito por alguns concessionários da Citroën dos anos 50.
Mas os primeiros protótipos da Citroen foram mostrados à imprensa em Ermenonville a 7 de março de 58, o carro pesava 640 kgs e consumia entre 9 a 11 litros de gasolina, e estava equipado com pneus Michelin X 155 x 400, com 0,7 de bar de pressão.
A homologação só foi obtida em Outubro de 1960, com a produção a começar oficialmente em Dezembro de 1960, com a designação de 2 CV AZ 4/4, a ser produzido pela Panhard, que desde 1955 produzia o 2CV AZU.
Nascia assim o Citroën 2CV Sahara, o primeiro e único automóvel de dois motores em produção e vendido nos concessionários até hoje, para ser utilizado nas colônias francesas na África e Ilhas do Pacífico e a Citroën demonstrar o seu interesse na investigação petrolífera no Sahara.
O Citroën 2CV Sahara AZ 4x4 bimotor de tração nas quatro rodas Não é o primeiro carro com dois motores conhecido, mas a forma como concretizou essa ideia é ainda mais desconcertante. Se grande parte da capacidade de tração do 2CV provinha do facto que a tração dianteira é extremamente eficaz por concentrar o peso do motor em cima do eixo de tração, porquê gastar dinheiro em engenharia para levar uma transmissão até lá atrás? Lefebvre tinha uma solução melhor.
Colocando um motor inteiro sobre o eixo traseiro, completo com a sua própria caixa de velocidades, imediatamente criava um 4x4 com o dobro da potência do 2CV original. Lefebvre inverteu o motor traseiro, colocado em posição simétrica oposta ao dianteiro (em referência ao centro do 2CV. o 2CV mantinha o habitáculo inalterado, ficando sem o espaço apenas na bagageira.
O Citroën 2CV Sahara apresentava um chassi especial, suspensão reforçada, rodas mais largas, um par de tanques de combustível debaixo dos bancos dianteiros e inúmeras modificações que lhe permitiam enfrentar terrenos e climas adversos. Em 1962, após a independência da Argélia, a Citroën abandonou a denominação Sahara e o carro passou a denominar-se oficialmente 2CV 4x4. Acredita-se que foram montadas um total de 695 unidades.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Vitesse
Série La collection
Referencia nº 037 C preço 2955$00
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Portugal
Anos de fabrico a
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