Citroen 2cv 1954 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1112ª – Citroen 2CV 1954 open Vitesse
Citroen 2CV 1954 Toit Ouvert Vitesse
Modelo real
Citroen 2cv 1954 open vitesse
O projeto "TPV" ("Toute Petite Voiture" ou “veículo muito pequeno”) nasceu em 1936, com o objetivo de proporcionar às pessoas com baixos rendimentos um automóvel económico e versátil. Em 1937, o primeiro protótipo apto a circular do projeto TPV viu a luz do dia, pesando apenas 370 kg e estando equipado com um único farol, como a legislação da época exigia. O veículo podia transportar até quatro pessoas e 50 kg de carga a uma velocidade máxima de 50 km/h e era extremamente confortável.
A apresentação de 250 modelos em pré-produção estava prevista para o Salão Automóvel de Paris de 1939, mas a eclosão da guerra os modelos produzidos foram depois destruídos, com exceção de quatro guardados no Centro de Testes da Citroën em La Ferté-Vidame.
Quando entrou em produção, em julho de 1949, o 2 CV era um pequeno automóvel com um motor bicilíndrico de 9 cv, com 375 cc de cilindrada, arrefecido a ar, capaz de atingir uma velocidade máxima de 50 km/h, custava segundo o catálogo 185.000 francos.
Em 1950, as encomendas Citroen 2CV Type A multiplicavam-se e os prazos de entrega chegavam aos 6 anos.
O 2 CV também sofreu várias modificações, como o lançamento do primeiro furgão 2 CV, conhecido como 2 CV AU em 1951, e depois o 2 CV AZ em 1954, equipado com um motor de 12 cv e a famosa embraiagem centrífuga, a primeira pequena berlina no mundo com tracção dianteira, equipa suspensões independentes ás 4 rodas, motor 2 cilindros refrigerado a ar e Caixa de 4 velocidades. 1ª Geração, demarca-se pelo Capot dianteiro ondulado, Conta Km sobre o lado esquerdo do painel central, tecto retrátil e mala de lona. Apenas uma cor de carroceria disponível, cinza escuro. Preço na época: 340.000 francos antigos.
Também em 1954, a Citroën lançou no mercado uma versão mais aventureira do 2CV, conhecida como AZ PO, foi concebida para os caminhos acidentados dos territórios franceses de ultramar.
O 2CV AZ PO é uma versão extremamente rara com opcionais únicos, como um para-choque dianteiro tubular e um porta-malas de proteção similar ao do Sahara, eixos dianteiro e traseiro reforçados, um filtro de ar antipó banhado em óleo, um cabeamento reforçado e um chassi de furgoneta mais resistente.
Miniatura
Os bancos são rebatíveis.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante
Série
Referencia nº521- 3 preço 1845$00
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País – Portugal,
Anos de fabrico a
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