Citroen 15 six - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1395ª – Citroen 15 six Traction Avant - Carros inesquecíveis Salvat Les Jouets Solido
A publicidade da Citroen dizia
“Voltamos a por os cavalos à frente”.
Ainda não foi desta vez que serviu para fazer o que correu em Vila Real em 1949 e que ficou em 6º, António Roque Pereira S. Figueiredo em Citroen 11 cv 4º IVº 191h 36m 36,60s a media de 84,960, ou o de João de Lacerda em Monte Carlo
491ª – Citroen 15 Six 1939 Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-traction-15-six-1944-ffi-um-1391536
508ª – Citroen 15 Six 1939 Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-15-six-arrastadeira-um-olhar-1405176
516ª – Citroen 11cabriolet 1938 Eligor
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/1410597.html
760ª – Citroen 11 CV L 1939 Heller
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-11-paris-dakar-1980-um-olhar-1462463
767ª – Citroen 11 CV 1939 Heller
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-traction-avant-decouvable-um-1493387
951ª – Citroen 15 CV 1952 Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-15-cv-1952-um-olhar-sobre-as-1726474
1292ª – Citroen Traction 11 Taxis do Mundo Saigão Planeta De Agostini Altaya
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/citroen-traction-avant-11-um-olhar-1968429
Modelo real
O mais famoso traction Avant e o com mais difusão, outras marcas precederam-no na utilização desta técnica, a Cord nos Estados Unidos, a Tracta em França. E a Adler na Alemanha .
De 26 de setembro a 4 de outubro de 1934, François Lecot e Maurice Penaud, antigo mecânico das expedições da Citroën Croisières, realizaram a primeira ligação postal entre Paris e Moscou. Carregando correspondência diplomática, eles percorreram os 3.200 km de Paris a Moscou em 70 horas, parando apenas para encher o tanque do seu “7S”. A uma velocidade média de 45 km/h, a viagem de ida levou três dias. Depois de dois dias em Moscou, a viagem de volta foi mais longa, com uma parada em Varsóvia, e terminou na Place de la Concorde, um dia antes da abertura do Salão do Automóvel de Paris.
François Lecot e Maurice Penaud são recebidos pessoalmente por André Citroën em frente à concessionária Citroën na Place de l'Opéra em Paris em 5 de julho de 1934. Os dois homens acabaram de completar uma viagem de 5.007 km pela França e Bélgica sem paradas em 77 horas a uma média de 65 km/h!
Com 59 anos o francês Francois Lecot conduziu um Traction durante 365 dias para percorrer nada mais, nada menos que 400.000Km num ano. Com o objectivo de testar a fiabilidade do Citroen Traction. Andr+e Lecot saia de Rochetaillée perto de Lyon, acompanhado por um Comissario do Automovel Club de France, dai saia para paris e voltava no dia seguinte , de maneira que percorria 1200Km por dia. Esta performance impressionante, foi efectuada entre 22 de Julho de 1935 e 24 de 24 de Julho de 1936. Francois Lecot morreu em 1959, mas o seu record nunca foi igualado.
Após a morte de André Citroën em 3 de julho de 1935, François Lecot, dono de um restaurante de Rochetaillée-sur-Saône, dirigiu 400.134 km em um “11A Légère“ de 22 de julho de 1935 a 26 de julho de 1936. Ao longo daquele ano, ele dirigiu dia e noite em todos os tipos de clima, e quase exclusivamente nas famosas estradas nacionais 6 e 7 da França!
Em Portugal também João de Lacerda comprou um exemplar para utilizar em viagens e participações em provas automobilísticas, entre elas o XXI Rally de Monte Carlo em 1951. Volta no ano seguinte com Jaime Azarujinha, com outro Citroën “Arrastadeira”. Dos 328 automóveis presentes à partida, apenas 163 chegaram ao final e entre os 15 sem penalização, um brilhante 13º lugar absoluto, sendo o melhor de todos os carros da marca à chegada. Repetiria a prova por mais duas ocasiões, em 1953 e 1954, com o mesmo Citroën.
Os dois Citroën 15-Six de João de Lacerda não puderam ser recuperados, pelo que adquiriu um modelo semelhante em França, recuperado em Portugal, com a ajuda de Jacques Touzet e de Antero Marques Paiva.
A famosa matrícula HF-16-83, voltou a ser atribuída ao “novo” Citroën 15-Six, que se encontra no Museu do Caramulo.
Miniatura
Abre o capot para ver o motor.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido Salvat
Série Carros inesquecíveis Salvat - Les Jouets Solido
Referencia nº 38 - 4 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em Blister plástico transparente
País – França
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