Chaparral aspirador Can Am - Um olhar sobre as minhas miniaturas
As cores não eram as do Chaparral e a vontade de o ver em condições foram maiores, pintei o carro passados poucos dias de acordo com uma foto da revista L´Automobile.
A parte frontal não ficou bem e coloquei-a enfrente de um aquecedor de barras, para secar mais depressa.
Pouco depois começou a derreter.
Uma arrelia e mais trabalho, refazer a parte direita… enfim pressas.
Modelo real
A atracção principal da primeira prova americana da Can Am foi o Chaparral 2J e as suas ventoinhas na traseira.
Inspirado no principio do aspirador que ao sugar o ar do carro o colaria ao solo foi construído este protótipo.
Para melhor aderência, uma saia, ladeava o carro e impedia o ar entrar para debaixo do carro, enquanto as duas turbinas sugavam ar existente no carro e as ventoinhas o expeliam com a ajuda de dois motores auxiliares de 1000cc cada um, enquanto o do caro era um Chevy V8 de 7 litros.
A depressão provocada pela aspiração aumentou a aderência aos pneus independentemente do movimento para frente do carro e permitiu que o carro fizesse uma curva mais rápido em curvas lentas e em alta velocidade
A carroçaria também era composta por placas de plástico polido com materiais especiais, o que deixava o veículo mais leve.
Na primeira corrida, o 2J registrou a volta mais rápida em Watkins Glen, em New York, e depois conquistou a pole position em todas as outras corridas. A FIA proibiram o 2J no final da temporada Can-Am de 1970 porque as saias deslizantes de policarbonato violavam a proibição do “dispositivo aerodinâmico móvel”
Jim Hall nunca vendeu nenhum carro e sempre os guardou na sua garagem.
O Permian Basin Petroleum Museum adoptou a coleção Chaparral, construindo para isso uma ala dedicada aos sete carros restantes. Para uma equipe que surgiu do dinheiro do petróleo, não há casa mais apropriada.
Todos os anos, o Permian Basin Petroleum Museum, em Midland, Texas, proporciona o Live Drive para os membros do Chaparral Fan Club.
Miniatura
Abre o motor e levanta o capô dianteiro.
Motor e interior detalhado
Com suspensão.
As rodas têm pneus
Fabricante Mebetoys
Série Grand Toros
Referencia nº 6628
Material –
Material da placa de base –
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em expositor transparente com base de plástico.
País – Inglaterra
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. BMW Isetta - Um olhar sob...
. Fiat Abarth 2000 Pininfar...
. Morris Bull Nose 1923 Spo...
. O Azulinho de José Luis M...
. Iso Rivolta S 4 300 - Um ...
. Abarth 1000 bialbero - Um...
. Voisin 17 CV "Carene".- U...
. Seat 850 Sport - Um olhar...
. James Bond 007 Aston Mart...
. Mc Laren M8 A can Am - Um...
. Panhard & Levassor 6 Cil ...
. Ford Capri 2900 Injection...
. Alfa Romeo Carabo Bertone...
. Toyota de You Only Live T...
. Ferrari 512 M Sunoco - Um...
. Alfa Romeo Canguru - Um o...
. Chevrolet Corvette Pininf...
. Jaguar E - Um olhar sobre...
. Renault AG Town Car 1910 ...
. Isso Grifo 7 Litre - Um o...
. Ford Mustang Rally «Spa S...
. Alfa Romeo P 33 Pininfari...
. Circuito de Vila Real 195...
. Cadillac El Dorado1967 - ...
. O Showman continua. Tom C...
. Mercedes SS Torpedo Fecha...
. A ler a Topos & Clássicos...
. Maserati Quatro Porte - U...
. Tiago Monteiro O WTCR est...
. Vauxhall Cresta - Um olha...
. Porsche 917-10 Can Am 197...
. Bentley Continental Sport...
. Alfa Romeo 33 Protótipo "...
. Maserati Indy - Um olhar ...
. Citroen B2 Táxi 1924 - Um...
. 6º Encontro Virtual de Cl...
. Jaguar 3.4 - Um olhar sob...
. De Dion Bouton 1890 Vis à...
. Alfa Romeo 33/3.1970 - Um...
. Ford T 1915 - Um olhar so...
. Chevron B 16 - Um olhar s...
. Porsche 911 Targa - Um ol...