Chaparral aspirador Can Am - Um olhar sobre as minhas miniaturas
As cores não eram as do Chaparral e a vontade de o ver em condições foram maiores, pintei o carro passados poucos dias de acordo com uma foto da revista L´Automobile.
A parte frontal não ficou bem e coloquei-a enfrente de um aquecedor de barras, para secar mais depressa.
Pouco depois começou a derreter.
Uma arrelia e mais trabalho, refazer a parte direita… enfim pressas.
Modelo real
A atracção principal da primeira prova americana da Can Am foi o Chaparral 2J e as suas ventoinhas na traseira.
Inspirado no principio do aspirador que ao sugar o ar do carro o colaria ao solo foi construído este protótipo.
Para melhor aderência, uma saia, ladeava o carro e impedia o ar entrar para debaixo do carro, enquanto as duas turbinas sugavam ar existente no carro e as ventoinhas o expeliam com a ajuda de dois motores auxiliares de 1000cc cada um, enquanto o do caro era um Chevy V8 de 7 litros.
A depressão provocada pela aspiração aumentou a aderência aos pneus independentemente do movimento para frente do carro e permitiu que o carro fizesse uma curva mais rápido em curvas lentas e em alta velocidade
A carroçaria também era composta por placas de plástico polido com materiais especiais, o que deixava o veículo mais leve.
Na primeira corrida, o 2J registrou a volta mais rápida em Watkins Glen, em New York, e depois conquistou a pole position em todas as outras corridas. A FIA proibiram o 2J no final da temporada Can-Am de 1970 porque as saias deslizantes de policarbonato violavam a proibição do “dispositivo aerodinâmico móvel”
Jim Hall nunca vendeu nenhum carro e sempre os guardou na sua garagem.
O Permian Basin Petroleum Museum adoptou a coleção Chaparral, construindo para isso uma ala dedicada aos sete carros restantes. Para uma equipe que surgiu do dinheiro do petróleo, não há casa mais apropriada.
Todos os anos, o Permian Basin Petroleum Museum, em Midland, Texas, proporciona o Live Drive para os membros do Chaparral Fan Club.




Miniatura
Abre o motor e levanta o capô dianteiro.
Motor e interior detalhado
Com suspensão.
As rodas têm pneus
Fabricante Mebetoys
Série Grand Toros
Referencia nº 6628
Material –
Material da placa de base –
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em expositor transparente com base de plástico.
País – Inglaterra
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 193º Encontro de Clássico...
. Toyota Corolla - Um olhar...
. Ford Escort Mk1 - Um olha...
. Renault Espace - Um olhar...
. Porsche 904 Carrera - Um ...
. Porsche 550/4 Le Mans 195...
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...