Cadillac Coupe de Ville 1950 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Cadillac Coupe de Ville LM 1950 Miles e o seu irmão Sam Collier
Modelo real
Briggs Swift Cunningham, rico desportista americano sonhava em vencer em Le Mans, na França, para isso, inspirado nos Hot Rod idealizou um coupé Ford com motor Cadillac V-8 em um chassi Ford modificado. a que chamou Fordillac construído pela Frick-Tappett Motors, em Long Island, Nova York, que mais tarde viria a adquirir, mas na inscrição, os organizadores hesitaram, e citando suas regras de homologação não o aceitaram. Não desvaneceu e aproveitando a oferta do presidente da Cadillac, Ed Cole, de dois Série 61 Coupe de Villes, Briggs preparou-se para a corrida de 1950.
Dos dois Cadillacs Série 61, um continuou bastante igual emquanto o outro levou uma carroçaria roadster em alumínio. Os Cadillacs em 1950 já tinham suspensão dianteira independente com braços A e molas helicoidais, amortecedores Delco, direção Saginaw, freios Bendix duplo servo e uma relação de eixo padrão de 3,77:1. A Cadillac também forneceu coletores de cinco carburadores e um conjunto de engrenagens 2,9:1 para o Special.
O Coupe de Ville era completamente de série, recebeu um conta-giros de escala horizontal estilo Moon montado na coluna de direção e um termômetro de óleo. Era grande, pesado, fazia muito barulho e brilhava com os seus cromados.
O segundo carro era um protótipo desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Howard Weinman, com aerodinâmica estudada em túnel de vento. A carroceria era larga, baixa e levíssima, em alumínio, e foi baptizado de “Le Monstre”.
O Cadillac de turismo os franceses apelidaram-no de “Petit Pataud” foi pilotado por Miles que já havia corrido em Le Mans em 1939 com um M.G, e o seu irmão Sam Collier, cujo pai foi o fundador do Condado de Collier enquanto o patrocinador da equipe, Briggs Cunningham, no spider com Phil Walters.
Nos treinos, descobriu-se que o roadster chegaria a cerca de 130, mas tinha tempos de volta mais lentos do que o cupê porque não conseguir acelerar nas curvas. tão rapidamente quanto o coupé. O conjunto de engrenagens original foi reinstalado e então descobriu-se que os elevadores hidráulicos iriam bombear e manter as válvulas abertas se as rpm ultrapassassem 4.400 rpm, então a equipe estabeleceu um limite obrigatório de 4.400 rpm para a corrida.
Às 16h. daquele dia de 24 de Junho. sessenta carros iniciaram a prova. Mas após a largada, o piloto percebeu que a porta do Coupe de Ville estava trancada. Atrapalhado, perdeu tempo na segunda marcha e passou o resto da prova trafegando em terceira.
Na preparação para a corrida, Miles Collier sugeriu que cada carro carregasse uma pá dobrável. Briggs rejeitou mas na segunda volta, Cunningham levou o Le Monstre para o morro de areia de Mulsanne e pai esteve meia hora escavando o carro com uma pá fornecida por um espectador.
A vitória foi para um Talbot francês, um carro de Grande Prêmio mal disfarçado.
Com média de 81,5 mph durante as 24 horas (apenas 8 mph a menos que o vencedor), este Cadillac Coupe ficou em 10º – um resultado que, para o público francês, foi tão surpreendente quanto a entrada do carro na corrida, e em 11º, 5 milhas atrás dos Colliers, estavam Briggs Cunningham e Phil Walters no outro Cadillac.
Voltou em 1953 ficou em terceiro lugar e primeiro na classe em 1953 e 1954, com carros C4R e C5R projetados por sua própria empresa.
O modelo encontra-se em
https://revsinstitute.org/the-collection/1950-cadillac-series-61
Modificação na miniatura
Espelhos fechos das portas ainda não foram colocados
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Vitesse
Série retro vitesse
Referencia nº 283 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - Portugal
Anos de fabrico a
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