Bravo GRD - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Com as mesmas imagens de 1978 olhei com muitas saudades deste carro que embora não fosse uma novidade era um ressurgir de carros que eu sempre muito gostei, mascas nacionais e suas sua derivação.
Modelo real
Os GRD que estiveram em Vila Real voltaram ao Estoril em 1977 para duas corridas diferentes com Sidio Viana a vencer a prova da Fórmula Livre a contar para o Campeonato Nacional de Velocidade e o de Orlando Gonçalves agora modificado na prova internacional de Sport.
A equipa tinha as instalações debaixo das bancadas do Autódromo “Orlando Racing Organization” formada por Orlando Gonçalves um piloto radicado em França que em 1977 aparece ao volante do GRD (#72, ex. Team Palma e ex. Carlos Santos),
O GRD S 72/072 foi rebatizado de Bravo RR77-Ford como podemos ver na foto da revista Auto Mundo no Circuito do Estoril, transformado pelo Engº Bravo Marinho, depois de ter apresentado alguns meses antes um audacioso projecto para a construção de um F1 português em que anunciava soluções técnicas capazes de conseguir aumentar a potência do motor Ford Cosworth em 150 cavalos!
Na apresentação, a característica entrada de ar dos originais GRD, não se encontrava, mas, vamos encontrar uma nova frente para com duas entradas de ar em depressão para os travões e uma para o radiador de óleo colocado a frente. Um ailerom traseiro novo e a promessa de uma carroçaria inteiramente nova num futuro próximo.
Orlando Gonçalves, no Bravo foi o único veículo português a participar numa competição internacional, a 5º prova a contar para o Campeonato Mundial de Sport, disputada no Autódromo do Estoril no mês de Julho de 1977, reservado a Marcas e não a pilotos onde imperavam os interesses das marcas, pelo que quando a Alfa Romeo somente tinha inscrito dois carros mas face aos poucos carros inscritos decidiu trazer quatro carros, três de prova e um de reserva.
Na 4ª e ultima linha da grelha de partida estava Bravo Marinho que fez 1m 58,88s e a seu lado Bracey/ e o nosso conhecido Birchenhough no Lola T 240 Ford. com 2m 07,85s
A prova foi curta, vários problemas mecânicos e muito tempo no boxe teve de abandonar ao fim de poucas voltas e não voltaria mais.
O carro ainda se encontra em Portugal e é propriedade de Alberto Velez Grilo que já mostru e com ele rodou em Vila Real neste século.
Modificação na miniatura
Feito o aileron traseiro, foi aberta as cavas das rodas.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de resina de acordo com as originais.
Fabricante Modelos 3J
Série 2 Litros
Referencia nº2 preço 350$00
Material – resina e metal
Apresentado em caixa de cartão.
País - Portugal
Anos de fabrico a Fim de 1986
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Porsche 911 Carrera Cup G...
. 170º Encontro de Clássico...
. Cadillac Serie 62 Closed ...
. Talbot T23 Major - Um olh...
. Ceia do Primeiro de Dezem...
. Mercedes-Benz 300 S Cabri...
. Jaguar que venceu Daytona...
. Alfa Romeo 2000 GTV Vila ...
. Ayrton Sena da Silva, a l...
. Fiat 500 - Um olhar sobre...
. Wolseley Hornet - Um olha...
. McLaren MP4/6 F1 1991 - U...
. Bentley vence o comboio -...
. Citroen 2cv Azlp Malle Bo...
. Delahaye Victoria 1901 - ...
. Bugatti 57 S Atalante Cab...
. Porsche Cup - Um olhar so...
. Mc Laren Honda MP4/5B - U...
. Decauville Vis á vis 1901...
. Delahaye 135 M 1939 nacio...
. Bugatti 22 “Brescia” de V...
. Mercedes Benz 190 E 2.3 1...
. Volkswagen Open Cabriolet...
. Um “Jacto” de Corrida - U...
. Ferrari Testarossa um bes...
. MGB GT 1965 - Um olhar so...
. Mc Laren Honda - Um olhar...
. Hebmüller Cabriolet - Um ...
. 169º Encontro de Clássico...
. Ferrari de ralis - Um olh...
. Volvo 440 - Um olhar sobr...
. Lotus 107 B Pedro Lamy - ...
. Elizabeth Junek Bugatti T...
. Mc Laren F1 Ayrton Sena d...
. Renault 4 L - Um olhar so...
. Voiturette de Louis Renau...
. Lotus de Pedro Lamy - Um ...
. Bugati T 57 Atalante - Um...
. Ferrari P2 - Um olhar sob...
. Volkswagen KdF Kommandeur...
. Ferrari 348 TB - Um olhar...
. Mercedes Benz SL da Diana...
. 168º Encontro de Clássico...
. Matra Simca Tour de Franc...
. Mercedes Benz - Sauber C1...