BMW 328 /Frazer Nash - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Outra indecisão, o carro das Mille Miglia 1936 ou o os do circuito de Vila Real, antes e após a guerra, uma vez que o protótipo não tinha roda suplente traseira visível. esteve na exposição miniaturas Vila Real 1990 acivr Associação Comercial e Industrial de Vila Real
Modelo real
A discrição, o silêncio e mistério envolveu a estreia do novo BMW 328 Roadster a ser apresentado no seu ambiente natural, em Nurburgring, em 1936, pela primeira vez a um público admirador e em ambiente mais competitivo. Nos treinos de sábado 13 de Junho de 1936, o carro funcionou como um relógio, enquanto os engenheiros Rudolf Schleicher e Fritz Fiedle, tentavam ao máximo disfarçar seus nervos, mas sem sucesso. Na prova o novo BMW 328 prontamente se distanciou dos seus rivais – alguns deles com motores de potência muito mais batendo o recorde da volta.
A International Eifel Race em Nürburgring foi o lugar para estar”, comentou a imprensa diária. “Um dos resultados mais impressionantes do dia foi a vitória do motociclista recordista mundial Ernst Jakob Henne na classe de carros esportivos não sobrealimentados até dois litros. Ele até conseguiu definir o tempo de volta mais rápido de qualquer carro esportivo!” relatou um jornal. “Henne conseguiu um desempenho incrível de seu novo carro de 2 litros”, acrescentou ‘Die Motorwelt’. “Que aceleração magnífica! (…) este carro desportivo é mais rápido que todos os seus rivais superalimentados! Henne leva a vitória por uma margem clara.”
Equipado de um renovado motor de dois litros do 326 e cabeça em alumínio de câmaras de combustão hemisféricas, com o comando das válvulas, por razões de produção e concepção do motor, continuava a ser efectuado mediante uma única árvore de cames lateral, apenas possível graças ao engenho de Fiedler. Existia um segundo jogo de balanceiros e touches, ligados ao comando das válvulas de admissão para dirigir as de escape. Complexo, mas eficaz. A carroçaria, assente num chassis de longarinas longitudinais com secções tubulares, moderna e bem proporcionada. A suspensão dianteira independente, pouco comum na época, e o bem guiado eixo rígido, permitiam explorar com eficiência germânica os 80 CV do motor de série, para os menos de 800 quilogramas de peso.
O modelo foi fabricado até 1940 com 464 unidades produzidas e cerca de 200 unidades ainda operantes,
Um BMW 328, de 1937, avaliado em mais de 1 milhão de euros, foi roubado de um colecionador português em Ponte de Lima no dia 7 e Julho de 2020, tendo sido visto pela última vez em Sampaio, Ermesinde, este Sábado, dia 11 de Julho, tem a matrícula DH-10-34 e o número de chassis 85173e e já recuperado nesta segunda-feira.
Os três protótipos 328 no RAC Tourist Trophy na Irlanda do Norte em 5 de setembro de 1936, foram inscritos como Frazer Nash-BMW e pintados com o British Racing Green. Os protótipos foram conduzidos por H.J. Aldington, Prince Bira e A.F.P. Fane. Fane venceu a classe de dois litros, foi terceiro na geral e Frazer Nash-BMW ganhou o troféu da equipa.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Vitesse
Série Retro Vitesse
Referencia nº 121 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - Portugal
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Rampa de Santa Marta 2025...
. Ford RS 200 K Grundel - U...
. Porsche 911 Carrera 4 S 1...
. Mercedes 180D 1962 - Um o...
. Renault 12 Break - Um olh...
. Toyota Celica 4WD 1983 - ...
. Talbot Sumbean Lotus G. F...
. 188º Encontro de Clássico...
. Porsche 911GT! Le Mans 19...
. Austin FX4 Dublin 1980 - ...
. Ford Escort RS Cosworth 1...
. Apresentação oficial do C...
. Apresentação oficial do C...
. Simca Chambord e Beaulieu...
. MG Metro Gr4 1986 - Um ol...
. 188º Encontro de Clássico...
. 500 milhas ACP 2025 Vila ...
. Peugeot 205 Turbo 1.6 E2 ...
. Porsche 911 SC Targa 3.0 ...
. 500 milhas ACP 2025 Vila ...
. Checker São Francisco - U...
. Tucker 1948 - Um olhar so...
. 500 milhas ACP 2025 Vila ...
. Rondeau M379B 1980 - Um o...
. Lancia Delta S4 - Um olha...
. 188º Encontro de Clássico...
. Porsche 356 B Cabriolet 1...
. 500 milhas ACP 2025 Vila ...
. Mercedes-Benz 200 1962 Br...
. Skoda Hispano Suiza H6B 1...
. Skoda Fabia WRC - Um olha...
. Toyota Crown - Um olhar s...
. 187º Encontro de Clássico...
. Renault 8 Gordini 1966 Ve...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Fiat Punto S 1600 - Um ol...
. Porsche 911 Carrera 4 Cou...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Bajaj Jacarta 1990 Táxi -...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Mercedes-Benz 500 SL Road...
. Rali de Portugal 2025 Fig...
. Williams FW15B - Um olhar...