BMW 3.0 de circuito e não de Rallye - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Dois modelos de grande interesse… um oferece o Pai o outro a Mãe.
Quando? No Natal de 1975.
O BMW 3.0 CSL Pilotado nas 24 horas de Le Mans em 1973 por Dieter Quester (A)/Toine Hezemans (NL) e se classificou em 11º e vencer o grupo TS, Turismo Especial.
Modelo real
Nos anos 70 algumas mudanças nas regras agradou à BMW mas, o Capri da Ford com um peso mais leve dominava a série, e venceram os campeonatos de 1971 e 1972.
O ponto de partida para o CSL foi uma atualização do 2800CS.
O 3.0 CSL cujas letras significavam Coupe Sport Leichtbau , e a BMW produziu 1096 exemplares de estrada um pouco mais do que o mínimo de homologação de 1000 carros necessário para correr.
Além do motor maior de 206 cavalos, o 3.0 CSL era construído em aço mais fino, ele vinha com capô de alumínio, tampa do deck e portas, sem amortecimento de som, sem acabamento, sem para-choque dianteiro, para-choque traseiro de fibra de vidro e janelas de acrílico.
Todas estas características eram de um carro que qualquer um poderia entrar no stand de Marca e comprar, não uma criação única feita para uma equipe profissional.
Foram quatro os carros usados pela BMW Motorsport durante o Campeonato Europeu de Carros de Turismo de 1973, este carro estreou nas mãos de Dieter Quester e Toine Hezemans em Monza, onde não conseguiu terminar. Quester e Hezemans foram segundos lugar nas 6 Horas de Nürburgring e para a vitória absoluta nas 24 Horas de Spa. No final do ano, a dupla austríaca / holandesa também venceu a corrida de 6 Horas em Paul Ricard, o que foi suficiente para Hezemans se sagrar campeão.
Além do ETCC, o carro também foi pilotado por Quester e Hezemans nos 1000 km de Nürburgring e nas 24 Horas de Le Mans, onde ficou em segundo e primeiro na classe, respectivamente.
![]()
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Abre as portas.
Os bancos são rebatíveis.
Motor e interior detalhado na versão turismo
Cm suspensão.
As rodas têm pneus de borracha
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº 15
Material – zamac
Material da placa de base – zamac
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...
. Hino PA 62 - Um olhar sob...