BMW 3.0 CSL Luigi Grupo 2- Um olhar sobre as minhas miniaturas
BMW 3.0 CSL Luigi Racing em 1976
Ainda falta pintar a lista verde que mão me lembro de a ver.
Modelo real
O BMW 3.0 CSL foi homologado no Grupo 2, marcou inúmeras corridas europeias, conquistando seis vezes o título de Campeão Europeu de Carros de Turismo.
A crise do petróleo em 1973 a atingiu um novo recorde causada pela instabilidade no Médio Oriente, com a BMW decidiu desistir do campeonato e o Ford e Hans Heyer, a ser o vencedor.
No final da temporada, a Ford seguiu a BMW, deixando o Campeonato Europeu de Turismo de 1975 para os pilotos privados.
Para reduzir os custos, as regras foram alteradas para 1976 e com os regulamentos de homologação mais apertados, os kits de quatro cabeças de válvula. Equipado com o motor de 3,2 litros e caixa de 4 velocidades, dos quais 24 unidades do CSL foram vendidos para os Estados Unidos homologados para correrem nos Grupos 4 e 5 no campeonato IMSA GTO.
Luigi Cimarosti, o mestre preparador de carros de corrida nas oficinas da Luigi Racing, em Comblain-au-Pont, perto de Liege participou em todas as provas do campeonato com dois carro e por vezes com um terceiro de uma equipa privada mas mantida por Luigi
Estavam equipados por um motor de 6 cilindros em linha com 3162cc de cilindrada debitando 352cv a 7200rpm e uma velocidade máxima com a maior relação de transmissão: 270 km/h.
A cabeça de serie foi trabalhada mantendo as duas válvulas por cilindro. A alimentação utiliza um sistema de injecção mecânica Kugelfischer com um dispositivo de comando do por guilhotina fabricado pela Alpina.
Os 2 chassis que Luigi recebeu da BMW em 1976 tornaram-se nos números 001 e 002. Supõe-se que o chassis vencedor da corrida Spa 24 Hr de 1975 se tornou o terceiro carro da equipa Luigi em 1976. Não está claro se foi numerado 003 ou não, pois pode ter sido construído a partir de um carro de rua e pode já ter um VIN.
A BMW foi a Campeã da Europa e o trofeu de pilotos foi para Jean Xhenceval e ex-aequeo com Pierre Dieudonné
Modificação na miniatura
Alargado segundo as novas normas do Gr 2 e feito o spoiler no tejadilho foi pintado sem me aperceber da lista verde.
Miniatura
Abres as portas.
Os bancos são rebatíveis.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº 75 – 6/78
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.
País - França
Anos de fabrico a
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