BMW 2002 Alpina - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Um modelo que pensei ser o prelúdio de modelos de serie limitada, na revista Motor referente ao Salão de Genebra em 1974 com os alargamentos das cavas das rodas em forma de polígono.
Modelo real
A Alpina iniciou as suas actividades em 1963 quando o filho de um fabricante de maquinas de escrever, Burkard Bovensiepen em 1962, desenvolveu um carburador duplo Weber para o BMW 1500, numa dependência da fábrica de máquinas de escrever Alpina.
Na oficina de quintal em Kaufbeuren os BMW 1800 eram os primeiros em Alpina, ajustando carburadores e virabrequins para extrair mais potência dos motores BMW, elementos que acabaram por definir o logotipo da empresa, que surgiu em 1967.
Entre 1968 e 1977, em estreita colaboração com a BMW os carros da Alpina saíram muito bem na competição e em 1970 os carros da equipe venceram o Campeonato Europeu de Carros de Turismo, o Campeonato Alemão de Montanha, nos vários campeonatos de rally e corridas de pista.
Mais tarde vim a saber que o BMW 2002 ALPINA tinha corrido nas 6H Nürburgring de 1974 com o nº 28 e Thomas Betzler (D)/Helmut Kelleners (D) T2.0 Div.1 mas não terminou.
A Alpina retirou-se oficialmente das corridas em 1988 e iniciou a produção dos automóveis BMW Alpina
O 50 aniversário foi comemorado em Janeiro de 2020 o fundador da empresa Burkard Bovensiepen que ainda dirige a empresa junto com seus filhos Andreas e Florian afirmou:
“(…) Sou um homem de gostos simples. Estou sempre satisfeito com o melhor. (…)”
Modificação na miniatura
Alargada com barro plástico e refeito o spoiler da frente foi depois pintada.
![]()
![]()
![]()
Miniatura
Abres as portas.
Os bancos são da Modelos 3I.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas têm pneus de borracha
As rodas são da Modelos 3I.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº 28 10/75
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – França
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Ford Escort MkII - Um olh...
. Porsche 911S Targa 1967 -...