BMC Mini Cooper S- Um olhar sobre as minhas miniaturas
O BMC Mini Cooper S vencedor do Monte Carlo em 1967 agora é pintado de amarelo e com rodas rápidas.
Rallye Automobile de Monte-Carlo 1967 com o nº 177 Rauno Aaltonen / Henry Liddon 1º classificado
Modelo real
O Mini é um automóvel muito avançado com tração dianteira e o motor transversal na frente e como carro era pequeno o ideal para as estradas da época, com muitas curvas e estreitas.
Naqueles dias de pilotos de rally partiam de várias localidades e tinham de percorrer longas distâncias e longas nos percursos de concentração.
O recém-criado BMC Works Mini Cooper S tartan vermelho com teto branco, conduzido por Paddy Hopkirk e que tinha cmo co-piloto Henry Liddon, foi inscrito para o Monte Carlo de 1964.
Hopkirk e Harry Liddon partiram de Minsk (Bielorrússia,antiga União Soviética) numa época em que a prova partia de nove cidades cidades europeias distintas e simultaneamente. Hopkirk se destacou desde o início e um duelo rapidamente se materializou entre ele e seu Mini Cooper S com o piloto sueco Bo Ljungfeldt num Ford Falcon. Uma etapa desse duelo ocorreu no Col de Turini e se tornou fundamental para o resultado final da competição. No dia anterior, havia ocorrido uma grande nevada e isso reduziu significativamente a velocidade dos veículos mais potentes e pesados. No final e depois de estabelecida a classificação final o Mni Cooper S alcanço a primeira vitória à geral no Rally de Monte Carlo.
Em 1966, um escândalo surgiu quando os três primeiros Minis foram desqualificados junto com outros por faróis auxiliares alegadamente incompatíveis.
Em 1967, Rauno Aaltonen conquistou a terceira vitória no Mini com Henry Liddon como co-piloto.
Modificação na miniatura
Miniatura
Modelo produzido pela Corgi Toys para celebrar o carro que venceu o prestigioso Rally de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967;
O antigo molde de estilo muito antigo onde os arcos das rodas foram redesenhados depois de todos aqueles anos para caber no novo tipo de roda de plástico conhecida por Whizzwheels. O mesmo em tudo, exceto nas rodas.
Faróis tipo brilhante
Interior único e pouco detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico Whizzwheels.
Fabricante Corgi Toys
Série
Referencia nº 308
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está cravada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País – Inglaterra
Anos de fabrico a
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Jaguar XJ 12 - Um olhar s...
. Freddie Spenser Honda NS ...
. Lancia Delta Integrale - ...
. Porsche nº 1 - Um olhar s...
. Fiat 1400 Roma 1955 - Um ...
. Yamaha R7 vencedora do Bo...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera cabri...
. Renault Super Goélette SG...
. Honda VTR 1000 SP-1 2000 ...
. Cooper Climax T51 Jack Br...
. 183º Encontro de Clássico...
. Seat 1500 Barcelona 1970 ...
. Ford Mustang 1964 - Um ol...
. Ducati 996 R - Um olhar s...
. Porsche GTI 1998 - Um olh...
. Porsche 911 Turbo 1986 - ...
. Na sua passagem pelo Circ...
. Peugeot 404 Paris - Um ol...
. Citroen Méhari - Um olhar...
. Honda NSR 250 cc 1988 - U...
. 182º Encontro de Clássico...
. Toyota Corolla WRC - Um o...
. Mercedes Banz 170V Berlin...
. O Menino Jesus ou o Pai N...
. Suzuki RGB 500 cc 1981 - ...
. Bugatti 35B - Um olhar so...
. Peugeot 203 - Um olhar so...
. Loris Capirossi Campeão d...
. Circuito Internacional de...
. José Ferreira da Silva - ...
. Mercedes-Benz 220 D 1964 ...