Bentley EXP Speed 8 2001 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1423ª – Bentley EXP Speed 8 2001 - 3º nas 24 Horas de Le Mans 100 Anos de Desporto Automóvel Planeta De Agostini Altaya
A Bentley voltou ás 24 Horas de Le Mans, ao fim de 68 anos, com o EXP Speed 8 na classe LMGTP. foi o único carro a correr sua a classe.
Modelo real
No ano 2000, a Bentley concebe um carro de corrida, integrada no grupo VW, que a havia adquirido em 1998. na mesma fábrica que fez o R8C.
O design, desenvolvimento e fabricação do Bentley foram entregues a Racing Technology Norfolk (RTN) a mesma fábrica que fez o R8, no Reino Unido, anteriormente designada por TOM'S GB. O designer-chefe Peter Elleray incorporou no Bentley EXP Speed 8 Coupé componentes aeroespaciais, criando o 001, equipado com motor Cosworth V-8 aspirado.
O projeto, naturalmente ia incorporando as experiências da Audi e do projeto do R8, Richard Lloyd da Audi Sport UK, actuando sob o nome de Team Bentley
O Bentley tinha um chassi de plástico reforçado com fibra de carbono (carbon fiber reinforced plastic, CFRP) baseado no R8, no qual foi incorporado um tecto, era uma versão coupé, para a categoria LMGTP (Le Mans Gran Turismo Prototypes) enquanto que os Audi abertos corriam na categoria LM900.
A equipe da Apex Motorsports de Richard Lloyd, passou a Team Bentley, e apresentou-se em Le Mans com dois Bentley EXP Speed 8, um com o número 7 para ser pilotado por Martin Brundle, Stéphane Ortelli e Guy Smith e o outrocom o Nº8 para ser pilotado por Andy Wallace, Eric van de Poele e Butch Leitzinger
Na estreia do EXP Speed 8 nos treinos em Le Mans, mostrou ser um carro muito rápido e capaz de acompanhar os Audi.
Às 16h, os Bentleys saíram em sétimo e nono lugares da grelha, sob forte chuva, meia hora depois, Brundle já liderava a corrida,
A muita chuva, entrou na carenagem do Bentley #7 e danificar o sistema de atuadores de troca de marcha. A caixa de velocidades encravou na sexta marcha eabandonou. O outro Bentley estava com indícios do mesmo problema, mas vai as boxes para substituir o sistema de atuadores e voltar à corrida. O problema da água caindo nos atuadores foi resolvido com o auxílio de uma garrafa de PET cortada e colada com fita adesiva sobre o sistema.
Um carro novo que nunca antes tinha corrido, terminou no terceiro lugar na classificação geral, atrás dos Audi R8, de Tom Kristensen e do segundo de Rinaldo Capello , com quinze voltas de diferença do Audi vencedor, ou seja 24 quilômetros.
Em 2002 nº8, e os mesmos números foram utilizados em 2003 com a corrida liderada praticamente pelo carro 7. O carro 8 teve alguns pequenos problemas ao longo da corrida, mas que não o impediu de terminar em segundo, a duas voltas do vencedor, mas ainda três voltas à frente do primeiro R8.






Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, Planeta de Agostini, Altaya
Série 100 Anos de Desporto Automóvel
Referencia nº 34 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de plástico preto, sob cartão e envolto em blister transparente para exposição
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Porsche 904 Carrera - Um ...
. Porsche 550/4 Le Mans 195...
. 193º Encontro de Clássico...
. Maybach V12 DS8 1930 Carr...
. Renault 12 - Um olhar sob...
. Saab 96 V4 - Um olhar sob...
. Alfa Romeo 166 1998 - Um ...
. IV Especial Sprint de Vil...
. 193º Encontro de Clássico...
. Bentley Speed Six Barnato...
. VW Combi- Um olhar sobre ...
. Datsun 240Z - Um olhar so...
. IV Especial Sprint 2025 p...
. Porsche 911 RSR 2,7 HD 19...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. Volkswagen Karmann cabrio...
. Mercedes -Benz SLR Mc Lar...
. 1576ª Isotta Fraschini Ti...
. 192º Encontro Além Corgo ...
. Peugeot 404 - Um olhar so...
. Porsche Boxter S 2002 - U...
. Lada 1200 Addis Abeba - U...
. BMW 2002 Turbo - Um olhar...
. Lamborghini Murciélago - ...
. Talbot-Lago T150-C-SS Tea...
. Simca 1000 - Um olhar sob...
. 192º Encontro de Clássico...
. Peugeot 504 - Um olhar so...
. Porsche 964 Speedster 199...
. Volkswagen Beetle – Lima ...
. Aston Martin V12 Vanquish...
. Carros Clássicos - Um olh...
. 192º Encontro de Clássico...
. Citroen Dyane - Um olhar ...
. Porsche 959 - Um olhar so...
. Ford Crown Victoria Nueva...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Carros Clássicos - Um olh...
. Auto Clássico 2025 Sábado...
. Fiat 850 Coupé 1967 - Um ...
. 192º Encontro de Clássico...
. Auto Clássico 2025 Sábado...