Bedelia Sport 1913 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
O volante no banco traseiro era uma novidade, comprada no novo Grande Bazar do Porto, a meio da Rua de Santa Catarina.
Modelo real
No início dos anos vinte, a França deu um impulso à ideia do carro popular, com a lei das finanças de 30 de julho de 1920 ao reduzir o imposto anual sobre os ciclomotores para 100 francos, com os seguintes critérios:
Veículo de três ou quatro rodas, máximo de dois lugares, peso máximo de 350 kg e Cilindrada inferior a 1100 cc
Os ciclomotores franceses Bedelia foram fabricados pela Bourbeau et Devaux Co. de Paris entre 1910 e 1925 segundo um projeto de Robert Bourbeau, que optou por adaptar motocicletas para construir um carro baixo e leve para dois passageiros.
O passageiro ia sentado na frente, enquanto na traseira estava o condutor.
Os motores monocilíndricos ou 10 hp V-twin foram os usados. A tracção era nas rodas traseiraspor intermedio de uma correia que podia ser movida entre as polias para dar uma transmissão de duas velocidades. O eixo dianteiro era centralizado com suspensão por uma única mola helicoidal montada no meio e a direção era por um cabo e bobina. Molas de lâminas elípticas foram usadas na parte traseira. O método de mudança de marcha era fora do normal. O motorista no banco traseiro tinha que operar uma alavanca que afrouxava a correia movendo o eixo traseiro para frente e então o passageiro tinha que mover a correia entre as polias por meio de uma alavanca separada. Como o carro foi conduzido sem um passageiro não é explicado.
Posteriormente, as alavancas foram movidas para que o motorista pudesse dirigir o carro por si mesmo.
Antes da Primeira Guerra Mundial, um Bedelia ganhou em 1913 o Cyclecar Grand Prix realizado em Amiens.
Na realidade um Morgan ficou em primeiro lugar e os entusiastas do Morgan reivindicaram-no como uma vitória até os dias atuais e foi em grande parte na publicidade desse sucesso que Morgan invadiu o mercado francês, resultando na criação da empresa Darmont e, tangencialmente, Sandford.
No entanto, o segundo classificado, o Bedelia é que foi o victorioso.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante Brumm
Série Revival
Referencia nº 5
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País - Itália
Anos de fabrico a
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