Aston Martin DBR - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1441ª – Aston Martin DBR 1959 Vencedor das 24 Horas de Le Mans 100 Anos de Desporto Automóvel Planeta De Agostini Altaya
1º Carroll Shelby/Roy Salvadori
2º Maurice Trintignant/Bélgica Paul Frère
Modelo real
A Aston Martin em 1959 completou mais dois chassis, DBR1/4 e DBR1/5. O primeiro carro era na verdade uma conversão de um DBR3, enquanto o DBR1/5 era um chassis reserva vendido ao piloto Graham Whitehead.
A 27º prova das 24 Hours of Le Mans de 1959 realizou-se nos dias 20 e 21 de junho 1959 e para a prova, três Aston Martín DBR1 foram inscritos pela David Brown Racing e um quarto carro, uma inscrição privada com o DBR1 número 7 da equipe A.G. Whitehead para Graham Whitehead e Brian Naylor.
Os pilotos dos três oficiais da David Brown Racing foram Stirling Moss e Jack Fairman no DBR1 número 4, Roy Salvadori e Carroll Shelby no DBR1 número 5 e Maurice Trintignant e Paul Frére no DBR1 número 6.
Às 16h de sábado de 20 de junho de 1959, em condições secas, 53 concorrentes que alinharam à partida, com Stirling Moss a liderar em ritmo rápido. numa estratégia para atrair os Ferrari, sem a mínima preocupação com a distância da prova, nem precauções com a mecânica.
Enquanto isso, os outros dois DBR1s da David Brown Racing estavam na 8ª e 9ª posições.
Ao fim de quatro horas de prova, Allison/Silva desistiram com problemas de caixa de velocidades no Ferrari, o mesmo problema que afastou Behra/Gurney seis horas depois.
À noite, a Ferrari 250 TR de Behra & Gurney liderava à frente de Moss e Fairman no DBR1, que durante algum tempo, foram os únicos na volta da frente.
Stirling Moss/Jack Fairman ficaram pelo caminho com problemas no motor do Aston Martin, mas a sua tarefa estava cumprida.
Mais prudentes, a dupla Phil Hill/Olivier Gendebien no Ferrari 250 TR, acabaram no primeiro lugar às três horas da madrugada, mantendo a posição até ao meio-dia de domingo quando faltavam quatro horas para o final, quando abandonaram com problemas de motor.
No final o Aston Martin DBR1/2 de Carroll Shelby/Roy Salvadori e Aston Martin DBR1/4 Maurice Trintignant/Paul Frère, garantiram os dois primeiros lugares da geral, à frente do Ferrari 250 GT LWD de "Beurlys"/"Elde" a 25 voltas atrás da dupla.
Ao longo das 24 horas, os vencedores percorreram 4347,9 km à média de 181,163 km/h.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, Planeta de Agostini, Altaya
Série 100 Anos de Desporto Automóvel
Referencia nº 37 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de plástico preto, sob cartão e envolto em blister transparente para exposição
País – Portugal, feito na China
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