Aston Martin DB3S - Um olhar sobre as minhas miniaturas
O Aston Martin DB3S 1953 foi carro pessoal de David Brown, o multi-milionário e o dono da empresa de tractores com o mesmo nome que comprou a Aston Martin em 1947 e a Lagonda em 1948. Em 1972foram vendidas a Company Developments Limited, quando a Aston Martin estava com problemas financeiros, por 100 libras.
Modelo real
Aston Martin DB3S #23 Collins/Frere 2nd 24h LeMans 1955
Segundo a folha de instruções que acompanhava o modelo:
“ O Aston Martin DB3S aparece em 1953 como consequenci da necessidade de melhorar um modelo já existente, o DB3 que fora estreado em 1951 mas que ninca atingira as expectativas e os desejos da fabrica.. Assim o novo modelo surge numa versão com uma distancia entre eixos menor – 7ft3inches-. Um cahassis mais leve e com uma carroçaria mais aerodinâmica. O motor foi melhorado, o que permitiu obter 1580 bhp às 5500rpm, embora no ano seguinte atingisse os 192 bhp..
A estreia do DB3S não podia ser mais promissora pois Reg Parnell obtem o 1º lugar na edição de 1953 do Whitsun Charterhall Meeting, batendo surpreendentemente os 2 Jaguar C da Ecurie Ecosse, Contudo nas 24 horas de Le Mans , a prova mais importante de então, os três DB inscritos são obrigados a desestir. Logo a seguir, porem, Reg Parnell ganha o Britisth Empire Trophy e repeto o feito, desta vezfazendo equipa com E Thompson, nas 100 milhas de Silverstone, para carros de sport, ficando outro DB3S em segundo lugar, e nas 9 Horas de Goodwood. No final da época Paul frere e Peter Collins ganharam o Touris Trophy.
Os 11 carros de fábrica tinham os números de chassis de DB3S / 1 a DB3S / 11, com o 11º carro da fábrica nunca sendo pilotado pela Aston Martin. Os 20 carros do cliente tinham números de chassis de três dígitos, de DB3S / 101 a DB3S / 120. Em 1994, um carro de recreação foi montado com peças de reposição originais na Aston Service Dorset. Este carro carrega o número de chassi de continuação DB3S / 121.
Dois Aston Martin DB3S coupés foram construídos no inyuito de os tornar mais aerodinâmicos que abertas. No entanto, eles eram instáveis em altas velocidades e ambos caíram nas 24 Horas de Le Mans de 1954. Ambos os coupés foram reconstruídos como carros de carroceria aberta.
Três dos carros para clientes também foram equipados com carrocerias coupé semelhantes.
Miniatura
Rasurado e a azul
Na folha de instruções o que está a azul não foi censura, mas sim a maneira de mais simples de alterar o que está fotocopiado.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de resina de acordo com as originais.
Fabricante Modelos 3J
Série
Referencia nº 3
Material – Bloco de resina a que se juntaram elementos em metal branco.
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País - Portugal
Anos de fabrico a
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