Aprilia RSV 1999 CC 2002 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1418ª –Aprilia RSV 1999 CC 2002 RBA
Aprilia RSV Mille 2002 Noriyuki Haga
Modelo real
A Aprilia apresentou em 1998 a Aprilia RSV Mille para competir com a Ducati 996 e a Honda.
A rivalidade acentuava-se com o sucesso da Ducati, levou a Aprilia a contactar com a fábrica austríaca Rotax para produzir o motor, que seria um V-twin, mas a 60º em vez dos 90º da Ducati.
O motor era muito inovador, compacto e leve, com distribuição com duplo eixo de comando no cabeçote, acionado por sistema misto de engrenagens e corrente, quatro válvulas por cilindro, duplo eixo antivibratório AVDC, duas velas por cilindro, anti vibração -embreagem de retorno, um valor de 128 HP a 9.500 rpm e um torque de 10,5 kgm a 7.250 rpm.
A primeira RSV Mille (ME) foi no ano 1998 a 2000, a última atualização da RSV Mille (RP) foi de 2001 a 2002
A Aprilia começou no mundo do SBK, território quase privado da sua rival italiana Ducati e a contratação de Haga e Troy Corser pela Aprilia mostrava ser uma das candidatas ao titilo, embora em 2001 não tenha mostrado muito a sua capacidade.
A dama negra do paddock foi pilotada em 2002 por Noriyuki Haga que regressou ao campeonato do Mundo de Super Bikes apos uma passagem por pelo Campeonato Mundial de Velocidade.
A Aprilia era mesmo rápida, pois ultrapassava os 290Km/h o que era muito para uma mota que pesava 164kg e tinha uma deposito de 24 litros de capacidade.
O japonês queria fazer frente as Ducati ou Honda de Edwards, mas terminou no quarto lugar atras das Ducati de Hodgson e Bayliss e da Honda de Edwards, mas a frente das Ducati de Bostrom ou Xaus pra no ano seguinte voltar ao campeonato do Mundo de Velocidade.
A Aprilia lançou uma réplica da moto de Haga que de aspecto exterior seja muito parecida, por dentro apresenta diferenças notáveis, mas tem pormenores que justificam o investimento, como os punhos com o autografo de Hags, a decoração original da máquina de competição, o escape Akrapovic, utilizado nas corridas, um chip de injecção e os silenciados de serie.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, RBA Collectibles,
Série Grandes Motas de Competição
Escala 1/24
Referencia nº 45 preço
Material – metal e plástico
Apresentado em caixa acrílica e expositor plástico.
País – Portugal, feito na China
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