Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

António Taveira a chegada do BMW M 1

António Taveira a chegada do BMW M 1 

 

Certo dia, em conversa informal com Anselmo Fernandes, prontifica-se para arranjar na Schnitzer um modelo adequado ao automobilismo nacional.

O M1 era um modelo a considerar e o do Team Schnitzer pilotado pelo Príncipe Leopold of Bavaria estava para venda, bem como o de Hans Stuck . Um contacto entre o conhecido preparador e o vendedor foi rapidamente efectuado.

O carro de Hans Stuck dispunha de uma potência que ultrapassava os 500 CV, enquanto o do Príncipe Leopold variava entre os 460 e os 480 CV para um peso de que rondava os 1070 Kg .

A escolha foi num motor mais fiável e adequado às suas necessidades.  

Uma semana em Salzburgring, um circuito com 4.23 km, na quarta maior cidade da Áustria, serviu para testar o carro alguns modelos em que me foi entregue pela BMW 320 turbo para uso próprio com várias indicações, incluindo um relatório para entregar no final.

Os irmãos Silva foram buscar o carro à Schnitzer Motorsport,  em Freilassing, próximo de Munique, Alemanha.

Era a novidade mais importante do ano no Agrupamento B2

 

 

 

A chegada do carro possibilitou mais alguns testes no Autódromo do Estoril e a uma inusitada sessão fotográfica para uma agência publicitária, enquanto decorria a Rampa da Lagoa Azul.

 

A estreia na rampa do Caramulo não ocorreu da melhor maneira, um imprevisto fez com que o carro não pegasse, uma vez que as velas não eram as adequadas.

Estava muito frio e havia neve um pouco por todo o lado e a condição da pista com o granizo e  a acumulação de gelo também levou a que Mário Silva, Carlos Sá e Jorge petiz a não participarem nas subidas da prova.. 

Mais tarde a solução, como não podia deixar de ser, veio da Schnitzer Motorsport  com o envio de umas novas velas. 

 

A estreia viria a acontecer no primeiro circuito da época, o Circuito Costa do Estoril, no Autódromo do Estoril onde é primeiro, seguido de Tino Pereira De Tomaso Pantera e Jorge Petiz em Porsche 911SC e Robert Giannone, também  em Porsche 911SC

 

E como a Revista Auto Mundo refere:

 

“(…) Senhor da “pole position” António Taveira ainda permitiu que  R.  Giannone  comandasse a corrida na 1º volta, mas dai para diante o primeiro posto foi sempre seu  e a diferença que o separava dos seus adversários foi sempre aumentando.(…)

No Rampa da Serra da Estrela onde foi o português mais rápido mais rápido.

Segundo o Auto Mundo

 

“(…) De facto A. Taveira ganhou 1 s ao Alemão na 1º subida, e só na segunda tentativa pode Goering rectificar, melhorando o seu tempo em 5s e beneficiando de o piloto português ter piorado 5 s(…).

Na Rampa de Portalegre onde uma segunda subida, com piso molhado, não lhe permitiu ir além do 18 lugar, António Rodrigues em Opel Ascona 400, foi o vencedor e o novo BMW de Daniel Vidal nos treinos, foi o mais rápido.

  

Novamente no Estoril e segundo a Auto Mundo, “António Taveira Passeou o BMW M 1 “

Nos treinos foi o mais rápido, seguido de Daniel Vidal, e na prova e depois da volta mais rápida, terminou a corrida antes de Jorge Petiz, Carlos Rodrigues e Daniel Vidal.  

 

Fotos António Taveira 


publicado por dinis às 00:21
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