António Taveira a chegada do BMW M 1
Certo dia, em conversa informal com Anselmo Fernandes, prontifica-se para arranjar na Schnitzer um modelo adequado ao automobilismo nacional.
O M1 era um modelo a considerar e o do Team Schnitzer pilotado pelo Príncipe Leopold of Bavaria estava para venda, bem como o de Hans Stuck . Um contacto entre o conhecido preparador e o vendedor foi rapidamente efectuado.
O carro de Hans Stuck dispunha de uma potência que ultrapassava os 500 CV, enquanto o do Príncipe Leopold variava entre os 460 e os 480 CV para um peso de que rondava os 1070 Kg .
A escolha foi num motor mais fiável e adequado às suas necessidades.
Uma semana em Salzburgring, um circuito com 4.23 km, na quarta maior cidade da Áustria, serviu para testar o carro alguns modelos em que me foi entregue pela BMW 320 turbo para uso próprio com várias indicações, incluindo um relatório para entregar no final.
Os irmãos Silva foram buscar o carro à Schnitzer Motorsport, em Freilassing, próximo de Munique, Alemanha.
Era a novidade mais importante do ano no Agrupamento B2
A chegada do carro possibilitou mais alguns testes no Autódromo do Estoril e a uma inusitada sessão fotográfica para uma agência publicitária, enquanto decorria a Rampa da Lagoa Azul.
A estreia na rampa do Caramulo não ocorreu da melhor maneira, um imprevisto fez com que o carro não pegasse, uma vez que as velas não eram as adequadas.
Estava muito frio e havia neve um pouco por todo o lado e a condição da pista com o granizo e a acumulação de gelo também levou a que Mário Silva, Carlos Sá e Jorge petiz a não participarem nas subidas da prova..
Mais tarde a solução, como não podia deixar de ser, veio da Schnitzer Motorsport com o envio de umas novas velas.
A estreia viria a acontecer no primeiro circuito da época, o Circuito Costa do Estoril, no Autódromo do Estoril onde é primeiro, seguido de Tino Pereira De Tomaso Pantera e Jorge Petiz em Porsche 911SC e Robert Giannone, também em Porsche 911SC
E como a Revista Auto Mundo refere:
“(…) Senhor da “pole position” António Taveira ainda permitiu que R. Giannone comandasse a corrida na 1º volta, mas dai para diante o primeiro posto foi sempre seu e a diferença que o separava dos seus adversários foi sempre aumentando.(…)
No Rampa da Serra da Estrela onde foi o português mais rápido mais rápido.
Segundo o Auto Mundo
“(…) De facto A. Taveira ganhou 1 s ao Alemão na 1º subida, e só na segunda tentativa pode Goering rectificar, melhorando o seu tempo em 5s e beneficiando de o piloto português ter piorado 5 s(…).
Na Rampa de Portalegre onde uma segunda subida, com piso molhado, não lhe permitiu ir além do 18 lugar, António Rodrigues em Opel Ascona 400, foi o vencedor e o novo BMW de Daniel Vidal nos treinos, foi o mais rápido.
Novamente no Estoril e segundo a Auto Mundo, “António Taveira Passeou o BMW M 1 “
Nos treinos foi o mais rápido, seguido de Daniel Vidal, e na prova e depois da volta mais rápida, terminou a corrida antes de Jorge Petiz, Carlos Rodrigues e Daniel Vidal.
Fotos António Taveira
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Fiat Abarth 2000 Pininfar...
. Morris Bull Nose 1923 Spo...
. O Azulinho de José Luis M...
. Iso Rivolta S 4 300 - Um ...
. Abarth 1000 bialbero - Um...
. Voisin 17 CV "Carene".- U...
. Seat 850 Sport - Um olhar...
. James Bond 007 Aston Mart...
. Mc Laren M8 A can Am - Um...
. Panhard & Levassor 6 Cil ...
. Ford Capri 2900 Injection...
. Alfa Romeo Carabo Bertone...
. Toyota de You Only Live T...
. Ferrari 512 M Sunoco - Um...
. Alfa Romeo Canguru - Um o...
. Chevrolet Corvette Pininf...
. Jaguar E - Um olhar sobre...
. Renault AG Town Car 1910 ...
. Isso Grifo 7 Litre - Um o...
. Ford Mustang Rally «Spa S...
. Alfa Romeo P 33 Pininfari...
. Circuito de Vila Real 195...
. Cadillac El Dorado1967 - ...
. O Showman continua. Tom C...
. Mercedes SS Torpedo Fecha...
. A ler a Topos & Clássicos...
. Maserati Quatro Porte - U...
. Tiago Monteiro O WTCR est...
. Vauxhall Cresta - Um olha...
. Porsche 917-10 Can Am 197...
. Bentley Continental Sport...
. Alfa Romeo 33 Protótipo "...
. Maserati Indy - Um olhar ...
. Citroen B2 Táxi 1924 - Um...
. 6º Encontro Virtual de Cl...
. Jaguar 3.4 - Um olhar sob...
. De Dion Bouton 1890 Vis à...
. Alfa Romeo 33/3.1970 - Um...
. Ford T 1915 - Um olhar so...
. Chevron B 16 - Um olhar s...
. Porsche 911 Targa - Um ol...
. Fiat Balilla 1934 "Copa D...