Alpine Renault A110 Rally de Monte Carlo 1973 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1303ª – Alpine Renault A110 1973 100 Anos de Desporto Automóvel Planeta De Agostini Altaya
Alpine Renault A110 Rally de Monte Carlo 1973
97ª – Alpine-Renault A110 Berlinette Tour de FRance Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/um-olhar-sobre-as-minhas-miniaturas-1075578
O azulinho sem autocolantes
14 1279ª – Alpine Renault Berlinette A 110 - Carros inesquecíveis Salvat Les Jouets Solido
https://manueldinis.blogs.sapo.pt/alpine-renault-berlinette-um-olhar-1960291
Modelo real
Em 1946 Jean Redele começou a fazer experiencias com o recém lançado Renault 4 CV onde introduzia melhorias mecânicas no modelo com o qual depois participava nas corridas .
Em 1954 fundou a Alpine .com base nos Renault 4CV construi os primeiros Alpine como o Alpine A 106 e o A 108 antes de se associar definitivamente com a Renault. E apresentar definitivamente o Alpine- Renault A110 com um motor de 956cc e uma potencia de 51 CV , o chassis fofreu apenas ligeiras alterações ao longo dos anos , mas o pequeno automóvel ganhou muito em potencia , atingindo em 1974 os 1800cc e os 180 CV que para um peso de 700Kg era enorme.
Estes pequenos desportivos equipados com motores 1440cc semelhantes aos do Renault 8 Gordini foram vencedores , entre outras de três provas seguidas no Rally da Córsega em 1964, 1965 e 1966.
A partir de 1968 e com o apoio financeiro da Renault as vitoria surgiram com as vitorias no rali da Córsega, com Andruet ao volante e na Taça dos Alpes
Em 1970 entrou em competição o A 110 1600S no Campeonato do Mundo de Ralis que se disputava oficialmente há duas épocas . o primeiro campeonato oficial so foi organizado em 1973 e apenas para Marcas enquanto o de pilotos era desde 1979. Na primeira temporada o potente Alpine-Renault venceu os Ralis de San Remo, Acrópole com a equipa Thérrier-Callewaert e o da Córsega com Darniche. No ano seguinte, o Alpine-Renault obteve o seu primeiro titulo mundial no campeonato do Mundo de ralis graças as vitorias de Anderson em Monte Carlo, San Remo e Acrópole e de Nicolas em Portugal. El 1972 a única vitoria foi de Andruet na Córsega. A grande ano foi da em 1973 que começou com a vitoria em Janeiro em Monte carlo com Andruet graças a sua perícia especial de Couillole seguido de Andersson e Nicolas que levou o Alpine Renault a ocupar os três primeiros lugares no final. O terceiro lugar na Suécia com Therier e em Março uma dobradinha no Rali de Portugal e no final do campeonato, mais um título
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, Planeta de Agostini, Altaya
Série 100 Anos de Desporto Automóvel
Referencia nº 12 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base de plástico preto, sob cartão e envolto em blister transparente para exposição
País – Portugal, feito na China
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Lancia Delta Integrale - ...
. Porsche nº 1 - Um olhar s...
. Fiat 1400 Roma 1955 - Um ...
. Yamaha R7 vencedora do Bo...
. 183º Encontro de Clássico...
. Porsche 911 Carrera cabri...
. Renault Super Goélette SG...
. Honda VTR 1000 SP-1 2000 ...
. Cooper Climax T51 Jack Br...
. 183º Encontro de Clássico...
. Seat 1500 Barcelona 1970 ...
. Ford Mustang 1964 - Um ol...
. Ducati 996 R - Um olhar s...
. Porsche GTI 1998 - Um olh...
. Porsche 911 Turbo 1986 - ...
. Na sua passagem pelo Circ...
. Peugeot 404 Paris - Um ol...
. Citroen Méhari - Um olhar...
. Honda NSR 250 cc 1988 - U...
. 182º Encontro de Clássico...
. Toyota Corolla WRC - Um o...
. Mercedes Banz 170V Berlin...
. O Menino Jesus ou o Pai N...
. Suzuki RGB 500 cc 1981 - ...
. Bugatti 35B - Um olhar so...
. Peugeot 203 - Um olhar so...
. Loris Capirossi Campeão d...
. Circuito Internacional de...
. José Ferreira da Silva - ...
. Mercedes-Benz 220 D 1964 ...
. 182º Encontro de Clássico...
. Chevrolet Corvette 1968 -...
. 1299ª –Ducati 996 R 2001 ...