Alfa Romeo Zagato - Um olhar sobre as minhas miniaturas
Alfa Romeo Zagato
Hoje no saudoso Circuito de Vila do Conde recordei aqueles três bólides de Xavier Moreira em 1978
Alfa Romeo Zagato o novo produto de Xavier Moreira apresentou no Circuito de Vila do Conde em Agosto de 1978 e pilotado por Bernardo de Sá Nogueira.
Alfa Romeo Junior Zagato 1300 #1800862
Em entrevista ao Jornal Motor de 9 de março de 1978 Xavier Moreira
Considero este carro muito bom para fazer um carro de competição, devido aos conhecimentos técnicos que tenho e, para alem disso, o meu grande amigo Imbertti preparador do BMW que venceu as 4 horas do Estoril em 1977 é da mesma opinião, pois este carro tem um chassis um bocadinho mais curto entre eixos. Estou convencido que isso não deve ser problema, porque tem o chassis do GTAM e aqui está a prova porque a Autodelta deixou de correr com os Alfetas.
Carlos Ferreira começou por dizer: Este carro é muito semelhante ao GTAM so que é realmente mais curto 10 centímetros e tem a mesma largura, por isso “ á priorí para rampas tem a obrigação de se assemelhar muito a esses caros pequenos genro Simca Rally 2 e outros. Só que com 220 cavalos este carro fica diabólico.
Diabólico, diabólico, repetia continuamente Xavier Moreira no seu pensamento.
O novo carro será conduzido por Bernardo de Sá Nogueira.
Modelo real
Este Alfa Romeu Junio Zagato tinha a matrícula era FA-70-92.1975 e 1977 e comprado em Cascais era um "normal" Zagato 1300 amarelo.
Um pequeno acidente e com dificuldade em arranjar as borrachas do vidro da frente dos faróis foi vendido por 100 contos depois de reparado em Coimbra e posteriormente adquirido pelo Xavier Moreira.
.O Alfa Romeo Junior Zagato 1300 1800862 correu com José Eduardo Oliveira em Portugal antes de -1984
Adquirido por Peter Crutch que o reconstruí com uma carroceria de estilo diferente daquela que corria em Portugal. Spoiler dianteiro profundo e spoiler traseiro levantado, pintado de vermelho com tricolor italiano no teto. Competiu com ele em 1985 e 1986, vencendo a Classe A no Campeonato Alfa Romeo
Por volta de 1990 disfarçado de Alfetta Racing correu com Piero Pisaro.
Então aí vai um pouco da história do meu querido Zagato.
O primeiro Proprietário foi o Dr. Rui Cardoso, ortopedista, já falecido e que vivia na Av. Dos Carvalhos, na Rinchoa em Sintra. Este senhor foi para o Brasil em 75 e o meu pai comprou-lhe o carro por 70 contos. Eu era por esta altura estudante de Eng. Mecânica em Coimbra e consegui convencer o meu pai a dar-me o carro. Ía resultando o divórcio dos meus pais, pois a minha mãe não concordava eM dar um carro destes ao rapaz especialmente nos tempos conturbados que corriam (Verão quente de 1975)
Mantive o carro até 1977 é só andava com ele na primeira semana de cada mês. Na segunda semana estacionava na Praça da República e ia de elétrico para a faculdade. Na terceira e quarta semanas já só ia a pé. Os sacrifícios que eu fiz por este carro.......
Tive um acidente depois de um jantar a caminho da discoteca da Figueira. Capotei o carro numa curva e a amiga que ia comigo tive de a tirar pelo vidro da frente mas sem calças. Como eram “a boca de sino” ficaram presas entre o tejadilho e o pavimento da estrada.
O carro foi para o Porto para arranjar. Ainda tenho a factura da reparação. Nao se conseguiam arranjar algumas peças da carroceria, não porque não as houvesse na origem, mas porque por essa altura Portugal não tinha divisas para importar este tipo de produtos.
Coincidiu eu ter ido a Itália por esta altura numa missão de espionagem industrial e em Milão consegui os plásticos da frente dos faróis e algumas borrachas.
Em 1977 juntei uns trocos da mesada dos meus pais e decidi ir viajar pela Europa para confirmar se o que se dizia acerca da qualidade de vida nos países socialistas de leste era verdade.
Comprei um perú de 20 Kg que a minha mãe assou, dois garrafões de vinho, troquei o Zagato por uma carrinha Peugeot 203 e pus-me a caminho.
O vinho só chegou a Valladolid.....
Nota: Tenho slides do carro e a factura da reparação que enviarei logo que chegue a casa.
A propósito, sou de Chaves e o meu nome é Mário Xavier Madureira. Não confundir com Xavier Moreira
Modificação na miniatura
Alargado com barro plastídio e depois pintado.
Miniatura
Abres as portas.
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são da Modelos 3J.
Fabricante Solido
Série
Referencia nº
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização.
País - França
Anos de fabrico a
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