Segunda-feira, 27 de Junho de 2022

Alfa Romeo GP 158, primeiro campeão do Mundo - Um olhar sobre as minhas miniaturas

Alfa Romeo GP 158, primeiro campeão do Mundo - Um olhar sobre as minhas miniaturas

613ª – Alfa Romeo GP 158 Brumm

Alfa Romeo GP 158 - 350 hp Alfetta 1950

Como nos informava a caixa

“Famosa viatura também conhecida como Alfetta, pequeno Alfa em italiano, e derivada do tipo homônimo de 1938. Motor de 8 cilindros em linha, eixo duplo, superalimentado por um compressor de dois estágios. Ele venceu com Varzi, Farina, Trossi e Wimille, a maioria das corridas realizadas entre 1948 e 1951. Em 50 esta viatura conquistou o mundial de pilotos”

Mas com o nº 25 não corresponde a Nino Farina primeiro campeão do mundo de Formula 1 ou o 2º classificado Juan Manuel Fangio em 1950,

 Modelo real

A engenharia de Gioacchino Colombo aplicada no 158 em 1937/1938 e equipado de um motor de 1,5 litros e oito cilindros. A classe voiturette era para carros de corrida com motores de 1,5 litro, mantendo a mesma relação com a fórmula de Grand Prix para motores de 3 litros.

O 158 estreou com a equipe Alfa Corse de fábrica na Coppa Ciano Junior em Agosto de 1938 em Livorno, Itália, onde Emilio Villoresi conquistou a primeira vitória do carro.

A Segunda Guerra Mundial interrompeu o desenvolvimento do carro por seis anos. Após a guerra, o motor foi desenvolvido para produzir 254 cv (189 kW) em 1946.

Em 1947, o Alfetta volta ao serviço. As novas regras permitiam motores de 1500 cc sobrealimentados e 4500 cc naturalmente aspirados. O 158 foi modificado novamente, desta vez para produzir mais de 300 cv (220 kW) e foi designado como Tipo 158/47.

Em 1950, o 158 foi elegível para o novo Campeonato Mundial de Pilotos. O carro venceu todas as corridas em que competiu durante a primeira temporada da Fórmula 1; era incrível que um carro que se originou em 1938 fosse tão vitorioso, provavelmente porque todos os outros construtores  tinham menos dinheiro para construir e desenvolver seus carros e o Alfa tinha tanto tempo de desenvolvimento.

No final da temporada de 1950, foi produzida uma versão mais atualizada conhecida como 159, que foi usada para a temporada de 1951.

Em 1950, o Alfa Romeo 158 inscreveu o seu nome na história, ao vencer todas as corridas do então calendário de Fórmula 1, com Giuseppe ‘Nino’ Farina ao volante

Em 2020 reaparece com Ant Anstead, que idealizou uma réplica do Alfa Romeo 158.é o disponibiliza em kit que permite transformar um Mazda MX-5 NB numa réplica bastante fiel do Alfa Romeo 158, o primeiro a conquistar um título mundial de Fórmula 1, em 1950,

.Limitado a 10 unidades, este kit foi criado por Ant Anstead, conhecido do programas de televisão como o “Wheeler Dealers” ou o “For the Love of Cars”, e custa 7499 libras antes de impostos (cerca de 8360 euros).

IMG_20220627_143817.jpg

IMG_20220627_143826.jpg

IMG_20220627_143839.jpg

IMG_20220627_143858.jpg

Miniatura

Interior detalhado

Sem suspensão.

As rodas são de plástico de acordo com as originais.

Fabricante  Brumm

Série Revival

Referencia r36 preço

Material – zamac

Material da placa de base – plástico

A base está carcavada à carroçaria

Apresentado em caixa de cartão com janela de visualização e expositor plástico.

País - Itália

Anos de fabrico  a

 


publicado por dinis às 19:47
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2022

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. WTCR Qualifying

. Renault R5 Pick-up - Um o...

. KIA GT CUP corrida 1

. BMW 320 GR 5 Silhueta - U...

. Porsche 908/3 - Um olhar ...

. 153º Encontro de Clássico...

. IVª Concentração Motard V...

. Ferrari Daytona - Um olha...

. WTCR treinos livres

. Alpine A310 V6 Pack GT - ...

. Corrida 1 Campeonato de P...

. Bugatti T 13 “Brescia - U...

. Corrida 1, Campeonato de ...

. 153º Encontro de Clássico...

. WTCR treinos livres

. Troféu KIA qualificação

. Campeonato de Portugal de...

. Campeonato de Portugal de...

. Campeonato de Portugal de...

. Campeonato de Portugal de...

. Troféu KIa treinos livres

. Campeonato de Portugal de...

. 51ª Circuito Internaciona...

. Campeonato de Portugal de...

. 51ª Circuito Internaciona...

. 51ª Circuito Internaciona...

. 51ª Circuito Internaciona...

. A ler o Notícias de Vi...

. Alain de Cadenet 2 Julho ...

. Encontro de Clássicos Alé...

. 51º Circuito Internaciona...

. Porsche 935 Aurora Rufino...

. Alfa Romeo GP 158, primei...

. Lancia Stratos HF Safari ...

. Volkswagen Golf Gti - Um ...

.  Ford Capri Production - ...

. GRD S-73/072 - Um olhar s...

. Rolls Royce Phanton III C...

. II Perícia de Vila Real 2...

. Exposição de Veículos Ant...

. Porsche 911 2.8 Carrera R...

. Chrysler 180 - Um olhar s...

. Lancia 037 Rallye - Um ol...

. II Perícia de Vila Real 2...

. Bugatti Type 44 1927 - Um...

. Rampa de Santa Marta 2022...

. Aurora Porsche RSR Antóni...

. Cristiano Sá Fernandes 16...

. Citroen SM Proto encurtad...

. Volkswagen Golf - Um olha...

.arquivos

. Agosto 2022

. Julho 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub