Alberto Ascari Lancia D50 - Um olhar sobre as minhas miniaturas
1236ª – Lancia D50 Alberto Ascari RBA
O Lancia que passou mais tarde a Ferrari...
Lancia D50 Alberto Ascari e com o nº 4 não encontrei correspondência a nenhuma prova
Modelo real
O projeto dos D50 foi iniciado em 1954 pela Lancia, graças á liberdade que Gianni Lancia deu a Vittorio Jano para projetar o primeiro carro de corrida de Fórmula 1 da Lancia..
Visualmente marcado peos tanques de combustível nas partes laterais, funcionando como dois apêndices aerodinâmicos, no começo para os tanques de combustível com cerca de 90 litros cada, e que depois entre outras coisas serviam para os reservatórios de óleo e tanques de combustível extras podendo de cada lado transportar 30l de combustível.
Jano pretendia utilizar o fluxo de ar aprimorado entre as rodas e uma distribuição de peso constante conforme o combustível era consumido durante a corrida.
A Lancia contrata Alberto Ascari, para a temporada de 1954, mas, somente foi estreado na última corrida no Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, inscrito pela Scuderia Lancia. O bicampeão mundial Alberto Ascari, foi o mais rápido nos treinos. Na corrida, Ascari assumiu a liderança na terceira volta, marcando a volta mais rápida no processo antes de abandonar devido a problemas de embreagem. Tudo parecia pronto para a próxima temporada e a batalha com a Mercedes.
A Scuderia Ferrari na primeira corrida da temporada na Argentina viu os três Lancia desafiarem a liderança antes de se retirarem com problemas mecânicos.
O Lancia D50 #6 Alberto Ascari vence o Grand Prix Turin
A batalha foi retomada com a Mercedes em Mônaco, mas o desafio de Ascari terminou quando seu carro bateu e caiu no porto pouco depois de ter ganhou a liderança. Ascari foi resgatado apenas para morrer quatro dias depois em Monza durante uns testes para a Ferrari com um carro de Sport
No ano seguinte, Juan Manuel Fangio venceu o Campeonato Mundial de Pilotos com este carro modificado pela Ferrari.
Miniatura
Interior detalhado
Sem suspensão.
As rodas são de plástico de acordo com as originais.
Fabricante IXO, RBA Collectibles,
Série Grand Prix – Mitos da Fórmula 1
Referencia nº34 preço
Material – zamac
Material da placa de base – plástico
A base está aparafusada à carroçaria
Apresentado em base plástica coberta por caixa acrílica transparente
País – Portugal, feito na China
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